Facebook é notificado pelo Procon-SP por vazamento de dados de pelo menos 8 milhões de brasileiros

Por Acsa Gomes, editado por Layse Ventura 06/04/2021 20h55, atualizada em 01/07/2021 16h38
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook foi notificado pelo Procon de São Paulo nesta terça-feira após ter mais de 533 milhões de contas vazadas. É que pelo menos 8 milhões delas são de usuários brasileiros. A instituição exige que a rede social explique os motivos que desencadearam os vazamentos de dados.

O serviço de proteção aos direitos do consumidor usou a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020. Ela disciplina as regras sobre o tratamento e armazenamento de dados pessoais, e protege os direitos de liberdade e de privacidade.

O Procon-SP espera que o Facebook detalhe as bases legais que sustentam o tratamento de dados pessoais dos brasileiros. O órgão especifica que: “No caso de necessidade de consentimento, que explique como esse foi obtido e informe sobre as medidas adotadas para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, sobre a política de descarte de dados e de tempo de armazenamento”.

O Facebook tem até a próxima sexta-feira para responder ao Procon sobre o vazamento de dados.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.