EnglishPortugueseSpanish

Fim do reinado do famoso emoji “lágrimas de alegria” no Twitter. Em seu lugar, neste ano, está outra carinha com os olhos marejados: o Loudly Crying Face (“Chorando alto”, em tradução livre). As informações são da Emojipedia, plataforma que reúne dados sobre o universo dos ícones de conversas virtuais.

De acordo com o site, a queda do “Rosto com Lágrimas de Alegria” nas redes sociais é notada desde julho de 2019. Entretanto, o ritmo do desuso do símbolo acelerou a partir de abril de 2020. O efeito pode ser reflexo do período de pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta desde o ano passado.

publicidade
Gráfico demonstra evolução de ascensão do ícone “Loudly Crying Face” e declínio do símbolo “Face with Tears of Joy”, antigo líder dos emojis. / Créditos: Emojipedia

“Podemos ver que, a partir de abril de 2020, o ícone ‘Rosto com Lágrimas de Alegria’ começa a experimentar um declínio mês a mês mais rápido do que entre o pico de seu uso no Twitter (junho de 2019, de acordo com nossos dados) e o momento de classificação da Covid-19 como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no mês de março”, aponta a plataforma.

Geração Z rejeita o antigo “líder dos emojis”

Segundo análise da Emojipedia, outro fator pode ser o conflito de comportamento entre as gerações de usuários da web em relação à utilização dos smiles. Os jovens da chamada Geração Z (nascidos a partir da metade dos anos 90 até início da década de 2010) apresentam certa “antipatia” pelo emoji “lágrimas de alegria”. “Este emoji está sendo ‘cancelado’ pelos usuários da Geração Z em favor de meios alternativos de emojificar o riso e a diversão”, afirma o site.

A plataforma também aposta em outra razão para o desuso do ex-queridinho dos emojis: “‘Rosto com Lágrimas de Alegria’ pode ter sido simplesmente uma vítima de seu próprio sucesso. As pessoas estão cansadas de vê-lo”.

Leia mais:

Diferentes interpretações do emoji “chorando alto”

Embora o “Chorando alto” seja majoritariamente usado para expressar tristeza ou pesar, muitos usuários de emoji consideram sua expressão excessivamente melodramática. “Alguns acham fortemente que não deve ser usado para transmitir tristeza de maneira nenhuma. Afinal, existem muitos ícones que parecem transmitir uma forma de tristeza mais sincera do que ele”, esclarece a publicação da Emojipedia.

Além disso, o site explica que, “para algumas pessoas, o símbolo 😭 é simplesmente uma carinha risonha melhor do que 😂. E tudo bem. Não existe uma forma certa ou errada de usar um emoji”.

Fonte: Emojipedia

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!