O 109º aniversário do ator Amácio Mazzaropi foi celebrado com um tema do Doodle exibido na tela inicial do Google nesta sexta-feira (9). O “maior cômico do cinema brasileiro” aparece em uma ilustração que mostra três desenhos do artista em frente ao nome da gigante de tecnologia, realizando diversas ações, como escrever, filmar e atuar.

A caracterização de Mazzaropi no Doodle faz alusão a um dos personagens mais conhecidos do artista: o caipira “Jeca Tatu”.

publicidade
Google mostra Amácio Mazzaropi como Jeca Tatu em Doodle comemorativo de aniversário do artista. Imagem: Google/Reprodução
Google mostra Amácio Mazzaropi como Jeca Tatu em Doodle comemorativo de aniversário do artista. Imagem: Google/Reprodução

A homenagem foi criada pelo ilustrador brasileiro Arthur Vergani, que assistiu aos filmes de Mazzaropi para compor a figura. “É inspirador ver um artista desenvolver seu trabalho de forma independente, enquanto abre portas para que outros diretores, escritores e atores expressem sua arte ao lado dele. Espero que as pessoas fiquem curiosas sobre quem era Mazzaropi a ponto de lerem sobre ele e assistir alguns de seus filmes”, comenta.

O Doodle especial está sendo exibido somente no Brasil e pode ser visualizado nas versões do buscador para computador e celular. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para os resultados de pesquisa sobre a vida e carreira do artista. A arte pode ser compartilhada por e-mail ou pelas redes sociais.

Amácio Mazzaropi: saiba quem é

Amácio Mazzaropi nasceu em São Paulo, no dia 9 de abril de 1912, e foi um ator, humorista, cantor e cineasta brasileiro. No período da infância, costumava visitar a casa de campo de seu avô, maior influência para a representação da caricatura caipira que mostrava em seus filmes: o “Jeca Tatu”.

Durante sua carreira, Mazzaropi produziu obras para rádio e televisão antes de estrear o primeiro filme: “Sai da Frente”, em 1952. Abriu sua própria produtora seis anos depois, a PAM Filmes, que foi responsável pela realização de vários dos seus sucessos, como “A Tristeza do Jeca”, de 1961, primeiro longa filmado em cores por ele.

Google-mostra-Amacio-Mazzaropi-como-Jeca-Tatu-em-Doodle-comemorativo-de-aniversario-do-artista. . Imagem: Prefeitura de São José dos Campos/Divulgação
Google mostra Amácio Mazzaropi como Jeca Tatu em Doodle comemorativo de aniversário do artista. Imagem: Prefeitura de São José dos Campos/Divulgação

O sucesso, no entanto, já havia sido alcançado com o filme “Jeca Tatu”, lançado em 1959. O artista também trabalhou na TV Excelsior, onde manteve um programa de variedades por três anos.

Mazzaropi morreu em São Paulo no dia 13 de junho de 1981, aos 69 anos, vítima de um câncer de medula óssea. Seu 33º filme, intitulado “Maria Tomba Homem”, não chegou a ser produzido por conta da doença do ator.

Leia mais:

Fonte: Google

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!