A Huawei anunciou na quinta-feira (8) uma parceria com o Senai para oferecer cursos com certificação para o setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), aos profissionais de nível superior, e a instalação de laboratórios de capacitação de profissionais, para o nível técnico.

Segundo revelou o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick, ao Convergência Digital, 12 laboratórios de capacitação de mão de obra devem estar em funcionamento até julho. A parceria envolve o Distrito Federal, Bahia e Tocantins. Outro acordo, fechado com a Unisuam, envolve Niterói, no Rio de Janeiro.

publicidade

A meta é formar até 2.200 profissionais até o fim do ano, apenas nos laboratórios já instalados. Os cursos serão focados na tecnologia FTTH (do inglês fiber to the home), a qual permite altas velocidades de internet, podendo transmitir grandes pacotes de dados em poucos segundos.

Capacitação será focada na tecnologia FTTH (fiber to the home). Foto: Olivier Le Moal/Shutterstock

“Vamos fechar mais oito parcerias com outras instituições e com prioridade para as regiões Norte e Nordeste. São as regiões com a maior necessidade de mão de obra capacitada para expandir a banda larga fixa’, acrescentou Zitnick.

publicidade

Leia mais:

Apoio à educação

As oportunidades são voltadas para quase 15 milhões de jovens adultos que nem trabalham e nem estudam. Ainda segundo o executivo, as primeiras turmas dos laboratórios FTTH na Bahia, Tocantins e Distrito Federal, com 20 alunos cada, e o curso 5G – Indústria de Aplicações, terão inscrições gratuitas. Depois, a precificação ficará sob a responsabilidade dos parceiros – as instituições de ensino. 

publicidade

Formar mão de obra é estratégico para os planos da Huawei no Brasil. Hoje, a companhia tem parceria com 67 instituições de ensino, mas pretende fechar acordo com até 100 universidades até dezembro. Nos últimos cinco anos, as iniciativas de educação da fabricante já formaram mais de 36 mil alunos em todo país. Para os próximos cinco anos, a meta é treinar mais 40 mil talentos.

Via: Convergência Digital