A Cruise, empresa de veículos autônomos da General Motors, anunciou que pretende levar seu serviço de táxis robô para Dubai até 2023. A notícia foi anunciada pelo príncipe herdeiro do emirado, Handan bin Mohammed. O objetivo da Cruise é ter uma frota de 4 mil carros sem motorista na capital dos Emirados Árabes Unidos até o ano de 2030. 

O serviço deverá ser prestado pelos veículos modelo Origin, apresentado pela Cruise em 2019 e não pelo Chevrolet Bolt, que, atualmente, está em testes na cidade americana de San Francisco. O Origin foi projetado para ser um veículo completamente autônomo e sem componentes para direção humana, como pedais ou volantes. 

publicidade

Dubai tem a meta de que 20% das viagens de automóveis realizadas na cidade sejam feitas por veículos autônomos até 2030. Além disso, o emirado também quer fazer testes com empresas de mobilidade aérea urbana, como a Volocopter, para que aeronaves elétricas de transporte de passageiros também sejam testados por lá. 

San Francisco será a pioneira

Apesar dos planos ousados envolvendo Dubai, a Cruise ainda pretende que San Francisco seja a primeira cidade a receber os serviços comerciais de táxis robôs da empresa. O plano original era de que a operação começasse em 2019, mas a data foi adiada e a empresa ainda não deu um novo prazo para o início do serviço.

publicidade
Cruise Origin será um dos modelos produzidos na Fábrica ZERO da GM. Crédito: General Motors

O Cruise Origin deve entrar em produção na fábrica ZERO da General Motors já a partir de 2022, no entanto, a divulgação da data exata do início da montagem ainda depende do anúncio de uma série de novos protocolos de segurança sanitária para transporte compartilhado. 

Leia também: 

publicidade

Por conta da pandemia da Covid-19, passou a ser necessário que haja um maior distanciamento entre os passageiros e protocolos de higienização dos veículos entre uma viagem e outra. Além disso, a empresa ainda precisa definir qual será sua política de tarifas. 

A Cruise é uma das empresas de veículos autônomos com maior valor de mercado atualmente, a empresa, que também conta com o apoio de gigantes como Honda, T. Rowe Price Group e Microsoft, vale nada menos que US$ 19 bilhões (R$ 107,96 bilhões). 

publicidade

Via: The Verge 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!