Os Emirados Árabes Unidos (UAE) anunciaram nesta segunda-feira (12) que dois novos astronautas se juntarão a seu programa espacial. Nora AlMatrooshi, a primeira mulher no programa, e Mohammad AlMulla foram selecionados entre mais de 4 mil candidatos.

“A equipe do Mohammed Bin Rashid Space Center (MBRSC) trabalhou incansavelmente após receber as inscrições para avaliá-las de acordo com critérios e padrões específicos, e depois realizou avaliações sucessivas para garantir a seleção dos melhores candidatos, até chegarmos a este ponto para anunciar os novos astronautas”, Salem AlMarri, chefe do programa de astronautas da MBRSC, disse em um comunicado.

publicidade
Nora AlMatrooshi e Mohammad AlMulla, novos astronautas da UAE. Imagem: MBRSC
Os novos astronautas da UAE. Imagem: MBRSC

AlMatrooshi é engenheira mecânica, e trabalhava para a National Petroleum Construction Company. Já AlMula é piloto e lidera o departamento de treinamento do Air Wing Center na polícia de Dubai, responsável pelo patrulhamento aéreo. Eles se juntaram a Hazzaa AlMansoori e Sultan AlNeyadi, que entraram para o programa espacial da UAE em 2018.

O processo de seleção incluiu entrevistas com AlMansoori e AlNeyadi, além das astronautas norte-americanas Jessica Meir e Anne McClain. Os candidatos também passaram por “testes rigorosos” de aptidão física, capacidade de comunicação e trabalho em equipe.

Leia mais:

Até o momento só um cidadão da UAE, AlMansoori, foi ao espaço, em uma viagem de uma semana à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2019. Os novos astronautas receberão treinamento junto com uma nova turma de astronautas da Nasa, que será anunciada neste ano.

O primeiro astronauta “de cor” na Lua

Recentemente a Nasa anunciou que durante o programa Artemis pousará a primeira “pessoa de cor” na Lua. O termo é usado nos EUA para designar pessoas que não se identificam como “brancas”, e pode incluir negros, latinos, indianos, chineses, japoneses e sul-coreanos, entre outras etnias, e seus descendentes.

Stephanie Wilson, uma das astronautas selecionadas para o programa Artemis, da Nasa
Stephanie D. Wilson, segunda mulher afro-americana a ir ao espaço. Imagem: Nasa

Do grupo de 18 astronautas selecionados para o programa Artemis, 10 se enquadram na definição de “pessoa de cor”: Jessica U. Meir (cujo pai é Iraquiano), Jasmin Moghbeli (pais Iranianos), Jessica A. Watkins (negra), Stephanie D. Wilson (a segunda mulher afro-americana a ir ao espaço), Joseph M. Acaba (Porto-Riquenho), Raja Chari (pai Indiano), Victor J. Glover (negro), Jonathan Kim (pais Sul-Coreanos), Kjell N. Lindgren (mãe Taiwanesa) e Francisco C. Rubio (pais Salvadorenhos).

A primeira missão tripulada do programa Artemis, chamada Artemis II, está programada para agosto de 2023, quando uma equipe de quatro astronautas (três norte-americanos, um canadense) farão uma viagem ao redor da Lua. O primeiro pouso está programado para outubro de 2024, na Artemis III, quando dois astronautas passarão até uma semana na superfície Lunar.

Fonte: Space News