A tripulação completa da Inspiration 4, primeira missão espacial civil, foi apresentada na manhã desta terça-feira no Centro Espacial Kennedy, na Florida. As duas mulheres e dois homens irão decolar a bordo de um Falcon 9 em 15 de setembro, em uma missão de três dias em órbita da Terra.

Dois dos membros já eram conhecidos. Jared Isaacman, bilionário norte-americano que é fundador e CEO da empresa norte-americana de processamento de pagamentos Shift4Payments, será o comandante da missão. Ele também está arcando com todos os custos relacionados.

publicidade

A segunda astronauta e oficial médica da missão será Hayley Arceneaux, que é enfermeira do St. Jude Children’s Research Hospital, especializado no tratamento de câncer infantil. É o mesmo hospital onde, aos 10 anos, ela recebeu tratamento para um câncer nos ossos, que a levou a receber um joelho artificial e uma prótese de titânio substituindo um fêmur.

O terceiro astronauta é Chris Sembroski, veterano da Força Aérea dos EUA que trabalha na divisão aeroespacial da Lockheed Martin. Ele foi escolhido entre 72 mil participantes por sua contribuição em uma campanha de arrecadação de fundos para o St. Jude que até o momento conseguiu US$ 15 milhões, além de uma doação de US$ 100 milhões feita por Isaacman.

publicidade

Leia mais:

A quarta vaga pertence à Dra. Sian Proctor, escolhida entre 200 participantes em uma competição por ideias de negócios julgada independentemente e conduzida pela plataforma de e-commerce Shift4Shop, também de Isaacman.

publicidade

“É como abrir uma barra de chocolate e encontrar o bilhete dourado para visitar a fábrica de Willy Wonka”, disse Proctor sobre o momento em que soube que foi escolhida.

Segundo os organizadores da missão, cada um dos participantes representa uma virtude: prosperidade (Proctor), generosidade (Sembroski), esperança (Arceneaux) e liderança (Isaacman). 

publicidade
A tripulação da Inspiration 4 em frente à histórica plataforma 39A, de onde partiu a Apollo 11 e de onde sairão em setembro deste ano a bordo de um Falcon 9
A tripulação da Inspiration 4 em frente à histórica plataforma 39A, de onde partiu a Apollo 11 e de onde sairão em setembro deste ano a bordo de um Falcon 9. Imagem: SpaceX

A tripulação da Inspiration 4 receberá treinamento de astronauta da empresa no veículo de lançamento Falcon 9 e na espaçonave Crew Dragon. Eles serão submetidos a aulas de mecânica orbital, operação em microgravidade, gravidade zero e outras formas de teste de estresse.

“Eles passarão por treinamento de preparação para emergências, exercícios de entrada e saída de trajes espaciais e espaçonaves, bem como simulações de missões parciais e completas”, diz a empresa.

Detalhes da missão não foram divulgados, mas sabe-se que a cápsula Crew Dragon irá orbitar a Terra a uma altitude de 540 km, mais distante que a Estação Espacial Internacional. Segundo Isaacman, serão realizados testes com amostras de sangue e sementes de plantas.

Fonte: Today