Um fusca elétrico? A ORA, submarca voltada para carros do gênero da montadora chinesa Great Wall Motors, está desenvolvendo um novo modelo com design fidedigno ao clássico Volkswagen Beetle. O modelo será apresentado no Salão de Xangai, que deve ocorrer na próxima semana.
Teasers divulgados mostram apenas o formato da carroceria e alguns elementos externos e do interior. Porém, é possível notar que o novo fusca elétrico da ORA abusa dos elementos de design mais marcantes do clássico, como faróis redondos cromados, arcos das rodas fortemente alargados, espelhos retrovisores circulares, para-choques dianteiro e traseiro protuberante, além de uma seção traseira curva e luzes ovais.
Uma das diferença notáveis é que a carroceria foi esticada para instalarem as portas traseiras (diferente do “estilo duas portas” do original). Mesmo assim, o resultado é muito parecido com o protótipo do Fusca com quatro portas que a Volkswagen chegou a desenvolver décadas atrás, mas que acabou dando origem ao Golf.
Leia mais:
- Volkswagen vai converter fuscas em carros elétricos e já anuncia preço do modelo
- GM lança novo serviço de mapeamento baseado em nuvem para quase 1 milhão de carros
- Acordo por baterias mantém planos de carros elétricos da Ford e da VW
Os teasers ainda revelam que o elétrico terá grandes rodas de liga leve e freios a disco nos quatro cantos. A versão chinesa do Fusca também não tem para-lamas tão encorpados e os frisos laterais foram trocados por molduras cromadas nas janelas e por frisos paralelos no teto, algo que recria as calhas do carro original.
E quanto ao interior? Podemos dizer que é a fusão do original com um conceito futurista. O clássico volante tipo “cálice”, com aro interno cromado para acionar a buzina, foi recriado e o velocímetro redondo fica por trás dele. Maçanetas ficam embutidas em design cromado e os pedais são ovais. Os toques de modernidade ficam para o sistema de entretenimento flutuante com tela touchscreen e as saídas de ar-condicionado.
A versão do Fusca elétrico não teve detalhes técnicos divulgados, dados que só serão disponibilizados na estreia mundial do carro no Salão de Xangai, a partir de 21 de abril. Porém, a imprensa chinesa especula um motor elétrico de 143 cv e 21,4 kgfm, que para honrar o clássico será instalado na traseira para acionar as rodas traseiras. Dois conjuntos de baterias estarão disponíveis, com 47,8 kWh e 59,1 kWh – este com autonomia próxima de 500 km. Os tempos de recarga serão em torno de oito horas (versão comum) e um pouco mais de 30 minutos com carregamento ultrarrápido.
De acordo com a ORA, o elétrico inspirado no Fusca é como uma “máquina do tempo” e um veículo que nos levará de volta “à era das princesas”. A mídia internacional repercute o comentário como tentativa da subsidiária de posicionar o carro como um produto focado no público feminino.
A montadora ainda lançou seis nomes potenciais para seu novo Fusca como parte de um processo de votação online em seu site: Spirit Cat, Punk Cat, Noble Cat, Posh Cat, Royal Cat e Bridge Cat. O título final com mais votos será escolhido em 18 de abril.
Resta saber como a Volkswagen reagirá ao lançamento do Fusca elétrico, tendo em vista que a montadora alemã não tem laços com a Great Wall Motors. Inclusive, ela tem parceria com os rivais da marca chinesa, como SAIC Motor, JAC Motors e FAW. Todavia, é importante relembrar que o clássico não é mais comercializado desde 2019, quando a VW decidiu por encerrar a produção mundial do modelo.
Fonte: Firstpost
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal