Anunciado oficialmente nesta quinta-feira (15), o recurso Timelapse do Google Earth permite que o usuário perceba as principais mudanças do planeta de 1984 até 2020. Tudo isso graças às 24 milhões de fotos de satélites registradas ao longo últimos 37 anos, que foram combinadas para análises comparativas.

Basicamente, as imagens coletadas foram inseridas na plataforma do Google Earth no formato de timelapse — processo cinematográfico que junta fotos em sequência —, o que proporcionou uma experiência em 4D que “brinca” com as dimensões do tempo.

É possível, por exemplo, observar as mudanças na área preservada pela comunidade indígena Suruí em Rondônia, no Brasil, ou mesmo visualizar a agricultura tomando forma em meio ao deserto em Al Jowf, na Arábia Saudita.

Processo agrícola no deserto em Al Jowf, na Arábia Saudita.
Estabelecimento do processo agrícola no deserto em Al Jowf, na Arábia Saudita. Créditos: Google/Divulgação

Outros tours como expansão urbana, planeta em aquecimento, beleza frágil e fontes de energia também estão disponíveis no Google Earth. No entanto, é possível pesquisar pela região desejada e, caso esteja no banco de dados, a ferramenta irá exibir as mudanças ocorridas no local.

publicidade

Caso tenha se interessado e deseja curtir o recurso Timelapse do Google Earth, acompanhe o tutorial abaixo para aprender como utilizar a ferramenta.

Como usar o recurso Timelapse do Google Earth pelo PC

Em seu navegador, abra o site do Google Earth por meio deste link e acesse o ícone “Viajante” (parecido com uma roda de controle de um navio), localizado na barra lateral.

Página inicial do Google Earth

Desça com o scroll de seu mouse até encontrar o recurso Timelapse. Clique sobre ele.

Acessando o recurso de timelapse do Google Earth

A plataforma vai abrir uma aba que possibilita a navegação por tours predefinidos. Caso deseje buscar uma região específica, utilize a barra de pesquisa e veja se o local digitado figura no banco de dados da ferramenta.

Pesquisa por novas regiões
Exemplo de pesquisa da Floresta Amazônica

Após escolher o local, basta aguardar o carregamento do recurso. O timelapse será reproduzido automaticamente, mas será possível pausar em um ano específico para observar as imagens.

Leia mais:

Como usar o recurso Timelapse do Google Earth pelo smartphone

O processo para utilizar a ferramenta nos dispositivos móveis segue o mesmo método utilizado no passo a passo para computadores.

Abra o app em seu dispositivo e clique no ícone “Viajante”.

Página inicial do Google Earth em dispositivos móveis

Procure pelo recurso Timelapse no Google Earth e clique sobre ele.

Acessando o recurso timelapse do Google Earth

Agora é só escolher entre os tours predefinidos ou fazer a busca por uma nova região.

Pesquisa por regiões e acesso aos tours

Feito isso, aguarde o carregamento do recurso para observar as mudanças registradas na localidade escolhida.