É oficial: comemoraremos 10 anos de ‘Game of Thrones‘ no dia 17 de abril. A série foi aclamada durante suas oito temporadas de exibição, entre 2011 e 2019, e considerada por muitos fãs e críticos “a melhor de todos os tempos”, além de ser reconhecido em premiações de filmes e séries, como o Emmy e o Globo de Ouro.

Mas o fenômeno dos canais HBO baseado nos livros de George R. R. Martin encerrou em 2019, deixando muitos amantes da obra “sem um Norte” (haha, piadinha) em relação ao que assistir depois. Afinal, há alguma outra produção que consiga “ocupar o trono”?

Então, se você ficou “órfão” após o fim do seriado, não desanime! Para os fãs que procuram mais produções no estilo de ‘Game of Thrones’, o Olhar Digital lista abaixo (ou ao menos tenta) dez filmes e séries semelhantes que não só podem, como devem conquistar os fãs e amenizar a saudade:

Leia mais:

publicidade

Filmes parecidos com ‘Game of Thrones’

'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'. Imagem: New Line Cinema/Divulgação
‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’. Imagem: New Line Cinema/Divulgação

Assim como ‘Game of Thrones’, a trilogia ‘O Senhor dos Anéis’ é baseada em uma franquia de romances de fantasia extremamente popular. Escrita por J. R. R. Tolkien, a história tem um universo único inteiro, completo com vários personagens, criaturas de fantasia icônicas e folclore próprio. Localizados na chamada Terra Média, os filmes seguem um hobbit chamado Frodo Bolseiro (Elijah Wood), enquanto ele e sua Sociedade participam de uma missão de destruição do “Um Anel”, além de impedir que o mesmo chegue às mãos de seu criador Sauron, o “Senhor Escuro”, para salvar o mundo.

Trama cheia de fantasia, batalhas, personagens originais e carismáticos, a trilogia ‘O Senhor dos Anéis’ estava disponível na Netflix e no Amazon Prime até 2020, mas por ser uma produção da Warner Bros, a saga foi retirada de streamings concorrentes para o lançamento exclusivo no HBO Max, que tem previsão de chegar ao Brasil na metade de 2021. Por ora, você pode conferir as aventuras de Frodo por meio de aluguel digital através do Google Play Filmes e do Youtube.

  • ‘Tróia’ (2004)
‘Tróia’. Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação

Se procura por algo na mesma pegada de ‘GoT’, porém com inspiração em fatos reais, o drama de guerra ‘Tróia’ certamente deve entreter os fãs saudosos com seu cenário histórico, cenas de batalha chocantes e extremamente bem produzidas, além de grande elenco. Estrelando Brad Pitt (‘Era Uma Vez em Hollywood’), Orlando Bloom (‘Piratas do Caribe’), Eric Bana (‘Rei Arthur: A Lenda da Espada’) e Sean Bean (SIM, o Ned Stark de ‘Game Of Thrones’) o filme inspirado no poema épico de Homero, ‘A Ilíada’, segue o confronto dos reinos antigos de Tróia e Esparta e é repleto de conflitos políticos e físicos, drama familiar e romance.

Por também ser um filme da Warner Bros, o filme estará disponível no País exclusivamente por meio do HBO Max no fim do mês de junho. Caso queira assistir agora, as opções são por meio de aluguel digital (Google Play Filmes ou Youtube), mas se não quiser sair dos “streamings convencionais”, que são os de assinatura mensal, o Globoplay ainda consta o título no catálogo.

  • ‘Coração de Cavaleiro’ (2001)
‘Coração de Cavaleiro’. Imagem: Columbia Pictures/Divulgação

Quer sair um pouco do drama e do clima pesado, mas ainda assim ver uma produção cheia de batalhas, caracterização e elementos de estilo medieval? Então, ‘Coração de Cavaleiro’ é uma excelente escolha para você! No filme de Brian Helgeland lançado em 2001, o icônico Heath Ledger faz o papel do camponês William Thatcher, que se apresenta como cavaleiro para poder competir e vencer vários torneios, além de tentar conquistar o coração de uma donzela. 

Cheio de lutas, mágicas e cavaleiros, o filme tem um tom mais leve que ‘Game of Thrones’ e pode ser algo que os fãs do humor de Tyrion Lannister (Peter Dinklage) gostem. E, como produção da Warner, tem previsão de estrear no HBO Max em junho. No entanto, além das opções de aluguel digital (Google Play Filmes e Youtube), é possível assistir ‘Coração de Cavaleiro’ ainda no antigo serviço de streaming, o HBO GO. Corre lá!

  • ‘Cruzada’ (2005)
'Cruzada'. Imagem: 20th Century Fox/Divulgação
‘Cruzada’. Imagem: 20th Century Fox/Divulgação

Dirigido por Ridley Scott (‘Blade Runner’, ‘Alien’), ‘Cruzada’ traz Orlando Bloom (de ‘Tróia’, olha só) como Balian, um ferreiro comum que, após perder a sua esposa, se dirige a Jerusalém com seu pai. No meio da trama, o protagonista se envolve em uma intensa batalha entre dois grupos religiosos.

Essas correntes religiosas se assemelham ao modo como ‘Game Of Thrones’ usa as crenças dos personagens nos Deuses Antigos e Novos para conduzir certas tramas. No elenco, temos Eva Green (‘Dumbo’), Liam Neeson (‘Esquadrão Classe A’), além de um rosto que os fãs de ‘GoT’ certamente reconhecerão: Iain Glen, que interpreta Jorah Mormont na série da HBO. ‘Cruzada’ está disponível no serviço Claro Video e por meio de aluguel digital no Google Play Filmes.

  • ‘O Rei’ (2019)
'O Rei'. Imagem: Netflix/Divulgação
‘O Rei’. Imagem: Netflix/Divulgação

Trama que se passa durante a Guerra dos Cem Anos (entre França e Inglaterra), ‘O Rei’ conta a história do jovem Henry V (Timothée Chalamet), que se torna Rei após a morte de seu pai – mesmo não desejando assumir o trono, e muito menos lutar uma guerra que não era sua. 

Embora ‘Game of Thrones’ tenha sido ambientada nos sete reinos fictícios de Westeros, o cenário e as tramas políticas da série em torno da realeza e do governo são encontrados em parte durante ‘O Rei’. O drama medieval baseado em várias peças de ‘Henriad’, de William Shakespeare, traz ainda no elenco Joel Edgerton (‘O Grande Gatsby’) e Robert Pattinson (‘Tenet’). O filme está disponível de forma exclusiva na Netflix.

Séries parecidas com ‘GoT’

Travis Fimmel como Ragnar Lodbrok em 'Vikings'. Imagem: Fox Studios/Divulgação
Travis Fimmel como Ragnar Lodbrok em ‘Vikings’. Imagem: Fox Studios/Divulgação

Vamos sair um pouco de filmes parecidos com ‘Game of Thrones’ e listar séries semelhantes. Disponível em sua totalidade na Netflix, ‘Vikings’ foi lançada em 2013 e se inspira na saga do guerreiro Ragnar Lothbrok, lendário rei da Dinamarca e um dos mais conhecidos heróis nórdicos.

Na história, Ragnar (Travis Fimmel) é desenvolvido temporada por temporada. Você pode acompanhar ele e os personagens ao redor crescendo e lutando, desde o momento que ele é um simples fazendeiro até alcançar fama graças aos bem-sucedidos ataques na Inglaterra. O elenco conta também com Alexander Ludwig (Bjorn), Gustaf Skarsgård (Floki), Clive Standen (Rolo) e Katheryn Winnick (Lagertha).

  • ‘The Last Kingdom’ (2015 – atualmente)
'The Last Kingdom'. Imagem: Netflix/Divulgação
‘The Last Kingdom’. Imagem: Netflix/Divulgação

Outra série disponível exclusivamente na Netflix, ‘The Last Kingdom’ é produzida pelo canal BBC desde 2015 e tem quatro temporadas até o momento. Adaptação do livro ‘Crônicas Saxônicas’, de Bernard Cornwell, a produção é ambientada no século IX e é representada por meio da narrativa do protagonista, Uhtred (Alexander Dreymon). Ao perder os pais durante os ataques dos vikings, o nobre inglês se torna um guerreiro que vive o dilema de ter duas nacionalidades.

  • Outlander’ (2014 – atualmente)
Caitriona Balfe e Sam Heughan protagonizam 'Outlander'. Imagem: Sony Pictures Television/Divulgação
Caitriona Balfe e Sam Heughan protagonizam ‘Outlander’. Imagem: Sony Pictures Television/Divulgação

Curte viagem no tempo? Então vai gostar de ‘Outlander’. Lançada em 2014, a série agora conta com cinco temporadas e renovada para uma sexta. Inspirada nos livros da escritora Diana Gabaldon, a história tem Claire (Caitriona Balfe) como protagonista, uma enfermeira de Segunda Guerra Mundial que é transportada por um portal para a Escócia de 1743.

Ali, ela conhece um jovem guerreiro escocês Jamie Fraser (Sam Heughan), com quem vive uma história de amor, que ocorre em meio a um período de conflitos. Não se deixe levar pelo aspecto “romântico” da obra, pois ‘Outlander’ impacta com cenas chocantes tão quanto (ou até mais) que ‘Game of Thrones’.

Arte promocional de 'The Witcher', com Henry Cavill, Freya Allan e Anya Chalotra. Imagem: Netflix/Divulgação
Arte promocional de ‘The Witcher’, com Henry Cavill, Freya Allan e Anya Chalotra. Imagem: Netflix/Divulgação

Vai uma produção baseada em livros e games, chefia? História criada pelo escritor Andrzej Sapkowski e adaptada para jogos, ‘The Witcher’ ganhou uma série em 2019 pela Netflix protagonizada por Henry Cavill (‘Superman’, ‘Liga da Justiça’) no papel de Geralt de Rívia.

Na trama, Geralt é um caçador de monstros solitário que luta para encontrar seu lugar em um mundo onde as pessoas são mais perversas do que as criaturas que ele caça. Quando o destino leva o protagonista a uma poderosa feiticeira, e a uma jovem princesa com um segredo perigoso, as histórias dos três mudam completamente de rumo.

O conto épico sobre destino e família está prestes a estrear sua segunda temporada em algum período de 2021. Mas antes de começar a série, um aviso para não se perder: a produção é não linear, ou seja, a sequência de fatos está fora de ordem.

attack on titan
Eren Jaeger e equipe do Reconhecimento em ‘Attack On Titan’. Imagem: Mappa Studio/Divulgação

Você já provavelmente deve ter ouvido falar de ‘Attack On Titan’ (Shingeki no Kyojin), anime que é sucesso no mundo inteiro e classificado pela imprensa internacional e pelo IMDB – fonte de dados mais popular do mundo para filmes e produções de TV – como o “Game of Thrones dos desenhos”.

Pode parecer uma “forçação de barra” comparar produções tão diferentes quanto ‘Game of Thrones’ com ‘Attack on Titan’, mas as duas têm muito mais em comum do que você imagina, incluindo conflitos políticos intensos, golpe militar, personagens femininas fortes, matanças, traições e gigantes.

A história passa num universo meio medieval (com algumas tecnologias modernas), no qual os humanos moram em áreas cercadas porque, do lado de fora, existem titãs comedores de gente. E uma curiosidade: o criador do mangá original, Hajime Isayama, é fã confesso de ‘Game of Thrones’. Ele, inclusive, já afirmou que, assim como os fãs, ficou decepcionado com o fim da série da HBO em relato no seu blog pessoal.

Você pode conferir todas as três temporadas e primeira parte da quarta de ‘Attack On Titan’ nos serviços de streaming de animes Funimation e Crunchyroll.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!