Um novo pedaço da Via-Láctea acaba de ser descoberto. Com o auxílio de dados da NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia), astrônomos lançaram um novo mapa da nossa galáxia nesta quarta-feira (21) com um elemento “a mais”. Trata-se de uma área fora dos braços espirais que ajudam a formar a nossa Via-Láctea, chamada de “halo galático”.
Veja como ficou o mapa:

Embora haja um grande espaço entre a Via-Láctea e a nova parte encontrada, é previsto que haja um reservatório de matéria escura entre os dois. A matéria escura nada mais é que uma substância misteriosa e invisível que forma a maior parte de toda a massa do universo.
Leia também:
- Universo pela janela: Astronauta da ISS faz video com Terra e a Via Láctea juntos;
- Viver na Via Láctea: astrônomos buscam por locais onde poderia haver vida na nossa galáxia;
- Astronauta filma a Terra e a Via Láctea a partir da Estação Espacial; veja.
O novo mapa revela a novidade em forma de uma pequena galáxia chamada de “Grande Nuvem Megalínica” (LMC), que está localizada a cerca de 160 mil anos-luz da Terra e possui menos de um quarto da Via Láctea. Embora as porções internas do halo tenham sido mapeadas com precisão, essa foi a primeira vez que um mapa conseguiu uma imagem semelhante de suas regiões externas, onde o espaço pode ser encontrado.
A descoberta foi resultado do trabalho de astrônomos do Centro de Astrofísica da Harvard com o museu Smithsonian, que foi publicado no periódico Nature.
Os dados que ajudaram a formar o novo mapa são da missão Gaia, da ESA, e da missão exploradora infravermelha de campo amplo de objetos próximos à Terra da NASA (ou, NEOWISE, em inglês), que aconteceu entre 2009 a 2013.
O estudo coletou dados de 2003 a 2018 para chegar à imagem divulgada.
Via: Phys.org