Uma pergunta comum em fotos da Terra feitas do espaço é: “cadê as estrelas? Não tem estrelas!”. Na verdade, elas estão lá, mas nosso planeta é tão brilhante que, para capturar sua beleza em todos os detalhes, é necessário ajustar a exposição da câmera de modo que as estrelas simplesmente desaparecem. Mas novas imagens captadas pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), nos dão o melhor dos dois mundos: uma visão de nosso planeta com a Via Láctea ao fundo.

O vídeo é um “time-lapse” filmado a bordo da cápsula Resillience enquanto a ISS estava no lado “noturno” do planeta, e foi compartilhado no Twitter pelo astronauta Mike Hopkins. O centro de nossa galáxia fica visível como a mancha mais clara que surge por volta dos 6 segundos.

Noguchi também fez uma bela foto compartilhada no perfil da Nasa, que mostra a atmosfera brilhando com os raios de luz do Sol, que está atrás de nosso planeta. Novamente, a Via Láctea aparece como a “faixa” quase vertical no centro da imagem.

O astronauta é parte da Expedição 64/65 e chegou à ISS a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, lançada em novembro de 2020 na missão Crew-1. Noguchi e seus colegas de voo, Michael S. Hopkins, Victor J. Glover e Shannon Walker, devem retornar à Terra em 28 de abril.

publicidade

Durante a Semana Especial Brasil-Japão, organizada pela Japan House em São Paulo e realizada entre 5 e 11 de abril, Noguchi mandou uma mensagem especial para a comunidade Nikkei (descendentes de japoneses) no Brasil.

“Soube que a comunidade Nikkei no Brasil tem cerca de 2 milhões de pessoas e que conquistaram um alto grau de confiança na sociedade brasileira, pela diligência e honestidade nestes mais de 110 anos de história”, contou o astronauta na mensagem.

“Diante do sofrimento com o novo coronavírus, queremos ser uma força para o mundo poder se reestabelecer. Acredito que todos no Brasil estão enfrentando uma situação difícil, mas eu também continuo os meus desafios no espaço. Então, gostaria que vocês também tentassem um novo desafio. Vamos fazer o nosso melhor, juntos”, completa.

“O Japão e o Brasil, por estarem localizados em lados opostos da Terra, podem parecer distantes um do outro fisicamente. Mas vendo pelo espaço, sinto os dois países muito próximos”, finaliza Noguchi.

Fonte: @Astro_illini / Nasa