EnglishPortugueseSpanish

A Fiat lançou nesta quinta-feira (22) a nova Toro, a picape da montadora, em nove versões. Agora, o mix de SUV com caminhonete vai oferecer aos motoristas e passageiros mais tecnologia e conexão. A atualização do modelo é, para a montadora, a “mais importante evolução desde o lançamento”, que aconteceu em 2016.

A central multimídia do veículo foi repaginada, agora com 10,1 polegadas, na vertical, com diversos serviços conectados. Entre eles, manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com wi-fi dedicado. Para esse acesso, a Fiat fechou parceria com a Tim, por ter a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país. A operadora de telefonia vai fornecer o eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário.

publicidade

Leia mais:

Toro Ultra Turbo Diesel AT9. Imagem: Fiat/Divulgação

A Toro ganhou renovações tecnológicas também nos freios. Agora, ela tem o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) nas versões Ranch e Ultra, sendo opcional para as configurações Freedom e Volcano. A Toro Endurance, porém, ficou de fora do equipamento de auxílio ao motorista.

O ADAS tem uma frenagem autônoma de emergência (AEB, na sigla em inglês), a comutação automática de farol (AHB) e aviso de saída de faixa (LDW). O primeiro funciona através de uma câmera posicionada na dianteira do carro, detectando a distância do veículo da frente. Ao se aproximar muito, o motorista recebe um sinal sonoro e visual, seguido de um acionamento leve do freio.

O AEB funciona também se o sistema detectar que o freio não recebeu força o suficiente, aumentando a pressão até o nível necessário para evitar uma colisão. Caso o motorista não reaja a um risco imediato de batida, o sistema também pode frear totalmente a Toro.

Toro Endurance. Imagem: Fiat/Divulgação

Pelo AHB, o veículo acende ou apaga os faróis, analisando diversas formas de luzes, entre faróis, luzes traseiras e luz ambiente. Essa parte funciona por uma câmera montada no espelho retrovisor. Ele também desliga faróis altos se perceber outras luzes de carros se aproximando. Os faróis do carro são Full LED.

Já o LDW, aviso de saída de faixa, usa a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem. Se o carro estiver prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e uma vibração do volante.

Nova Ranch Turbo Diesel AT9
Toro Ranch Turbo Diesel AT9. Imagem: Fiat/Divulgação

Por dentro, a nova Fiat Toro tem também o Cluster Full Digital 7’’ em todas as versões. Nela, o painel de instrumentos é completamente digital, com tela TFT para melhor visualização das informações e mensagens sem abreviações. Os modelos com câmbio automático AT6 vão ser vendidos com a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), para economizar combustível.

Confira as versões da nova Fiat Toro:

  • A Endurance 1.8 Flex AT6 é o mais barato entre os veículos da série, por R$ 114.590. Ela tem: Cluster Full Digital de 7’’; TC+ (Electronic Locker); Leitor de pressão dos pneus (iTPMS); Airbags laterais e de cortina; USB frontal (tipos A e C); USB traseiro; Central multimídia de 7”; Dois tweeters; Espelhos externos com tilt down; Comandos de áudio no volante; Ar-condicionado; Direção elétrica; Vidros elétricos; Travamento elétrico; Alarme; Desembaçador traseiro; Banco do motorista ajustável; Isofix; Piloto automático; DRL (luz diurna) de LED; Sensor de estacionamento traseiro; Porta escada; Repetidor lateral; Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder; Revestimento de caçamba; Rodas de liga leva de 16” (Superspoke); Luz de iluminação da caçamba e lâmpadas traseiras de LED.
  • A Endurance Turbo 270 Flex AT6 é bem semelhante, mas acrescenta o Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol), custando R$ 119.590.
  • A Freedom Turbo 270 Flex AT6, por R$ 131.890, também tem os mesmos itens da picape básica, mais central multimídia de 8,4”; Paddle shifters; Câmera de ré; Volante em couro; Ar-condicionado digital dual zone; Apoio de braço frontal; Tapete; Faróis full LED; Roda de liga leve de 17”; Barras longitudinais no teto; Farol de neblina; Capota marítima; Maçanetas e espelhos na cor do veículo.
  • A Volcano Turbo 270 Flex AT6 mantém os itens da Freedom, acrescidos de sensor de estacionamento frontal; TBM +NAV (conectividade); Wireless changer; Airbag de joelhos; Roda de liga leve de 18”; Bancos em couro; Kit High Tech; Espelhos externos com tilt down e luz de poça; Apoia-braço traseiro; Porta-objeto no banco do passageiro; Keyless Enter-N’Go; Assentos com ajuste elétrico e maçaneta e moldura da porta cromada. Essa versão custa R$ 144.990.
  • A Endurance Turbo Diesel AT9 4×4 está na faixa seguinte, por R$ 152.990. O carro vem com motor turbo diesel de 170 cv; ESC OFF (4×4 low); Transmissão de 9 marchas; Tração 4×4 com seletor; Controle eletrônico de descida e protetor de cárter.
  • A Freedom Turbo Diesel AT9 4×4 custa R$ 164.390, semelhante ao motor acima, mas com características também presentes na Freedom Turbo 270 Flex AT6.
  • Com características da Volcano Turbo Flex, a Volcano Turbo Diesel AT9 4×4 custa R$ 177.690 e tem os itens também dos outros motores a diesel.
  • A Toro Ranch Rubo Diesel AT9 4×4, por R$ 185.490, conta com uma série de itens, como: central multimídia com tela de 10,1”; Grade frontal diferenciada; ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor); Espelhos externos cromados; Moldura lateral da caixa de roda específica; barra de proteção para o vidro traseiro; Barra de proteção cromada; Santantonio cromado; Estribo cromado; Para-barro; Assentos de couro acabamento específico (marrom); Badge externo nas portas da frente; Badge interno; Acabamentos interiores escurecidos; Acabamentos exteriores escurecidos; Cor e acabamento do painel (marrom); Cluster específico (Welcome Movement); Tapetes de carpete com bordados.
  • Por fim, o modelo top de linha é a Utra Turbo Diesel AT9 4×4, por R$ 187.490. O veículo tem de diferente da anterior: dynamic bed cover (capota rígida); Cargo bag; Nova bitola 10 mm maior; Santantonio integrado; Estribo preto; Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca; Assentos de couro com acabamento específico (vermelho); Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat; Maçaneta da porta na cor externa; Cor e acabamento do painel (vermelho) e bordado nas costas nos bancos dianteiros.

O carro começa a ser vendido nas concessionárias a partir do dia 15 de março, em todo o Brasil.