O sexto e último episódio de ‘Falcão e o Soldado Invernal’, liberado pelo Disney+ nesta sexta-feira (23). trouxe a conclusão da história protagonizada por Sam e Bucky, a revelação da verdadeira face do “Mercador do Poder”, John Walker vestindo o manto de Agente Americano (referências dos quadrinhos), além do resultado das ações do grupo Apátridas e um gancho para uma possível continuação.

Aqui estão alguns destaques importantes e easter eggs do último capítulo da série da Marvel Studios para você entender melhor, e principalmente, ficar atento aos novos desdobramentos que a produção pode trazer ao Universo Estendido, o “MCU” (e, claro, cuidado com o spoilers abaixo):

Leia mais:

Tecnologia da Viúva Negra em ‘Capitão América e o Soldado Invernal’

publicidade
Natasha Romanoff usa tecnologia para mudar de rosto em 'Capitão América e o Soldado Invernal'. Imagem: Reprodução/Marvel Studios
Natasha Romanoff usa tecnologia para mudar de rosto em ‘Capitão América e o Soldado Invernal’. Imagem: Reprodução/Marvel Studios

Sharon Carter (Emily VanCamp) sai de Madripoor e retorna aos Estados Unidos (EUA) usando a sofisticada máscara facial que vimos em ‘Capitão América e o Soldado Invernal’, em 2014, usada por Natasha Romanoff. A tecnologia permite que a pessoa que estiver usando possa mudar completamente o rosto.

Claro, isso não explica realmente como ou o porquê dela não ter sido capaz de fazer isso antes, dado que o motivo de ela estar em Madripoor era seu status de procurada nos EUA. Aparentemente, ela estava esperando o momento certo (que é quando ela está cercada por policiais armados, aparentemente…).

Um novo uniforme para um novo Capitão América

Sam Wilson é oficialmente o Capitão América e tem novo traje. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Presentinho direto de Wakanda! Dentro da “caixa misteriosa” no último episódio, havia nada menos que um novo uniforme para o novo Capitão América. E o traje de Sam Wilson (Anthony Mackie) é uma reprodução direta do que ele usava nas HQs, até o esquema de cores.

E diferente de Steve Rogers (Chris Evans), agora não é só o escudo que é feito de Vibranium, mas sim toda a vestimenta. E seguindo os passos do seu antecessor, o novo “Sentinela da Liberdade” tem a sua primeira grande luta contra Batroc (Georges St. Pierre), assim como o confronto inicial de Steve na era moderna, durante ‘Capitão América e o Soldado Invernal’.

Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Sharon é o Mercador do Poder

A maioria de nós viu essa reviravolta em particular chegando, mas aqui está a confirmação absoluta (com surpresa ou não): Sharon Carter é o Mercador do Poder! A ex-agente da S.H.I.E.L.D foi a responsável, indiretamente, pela criação do novo soro de supersoldado e dos “Apátridas”.

E mais: Sharon também, aparentemente, ajudou a treinar Karli Morgenthau (Erin Kellyman), antes de fugir com os soros de supersoldado. Mas a revelação deixou mais perguntas do que respostas: por que diabos ela levaria Sam, Bucky (Sebastian Stan) e Zemo (Daniel Brühl) ao criador do soro no terceiro episódio? E por que ela deixaria Zemo atirar em Nagel (Olli Haaskivi)?

Sharon Carter revela ser o Mercador do Poder e mata Karli. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Sharon Carter revela ser o Mercador do Poder e mata Karli. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Descansem em paz, Karli Morgenthau e Batroc

Infelizmente, Karli não sobreviveu. Ela foi morta a tiros por Sharon, que teve o bônus de garantir que a líder dos Apátridas nunca pudesse revelar a identidade secreta da ex-Agente 13 como o “Mercador do Poder”.

Outro que não sobreviveu à batalha final foi Batroc – que nunca recebeu seu pagamento do dia seguinte. Ele também foi baleado por Sharon durante o confronto.

Karli morre em 'Falcão e o Soldado Invernal'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Karli morre em ‘Falcão e o Soldado Invernal’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

A Balsa, o mordomo e a vitória de Zemo

Missão dada é missão cumprida para o Barão Zemo, mesmo detido no presídio de segurança máxima – no oceano, inclusive – para pessoas com poderes: a Balsa. Coube ao ex-vilão de ‘Capitão América: Guerra Civil’ acabar de uma vez por todas com os Apátridas.

Mesmo com a morte de Karli e presos, os outros integrantes do grupo acharam que estariam salvos, visto que contavam com guardas que eram adeptos às ideias da doutrina. No entanto, Zemo foi capaz de “dar a última risada” por meio de seu mordomo, que explodiu a van que os transportava, garantindo assim que o mundo se livrasse de supersoldados (exceto Bucky, Isaiah e Walker, é claro).

John Walker agora é o Agente Americano

Com novo uniforme, John Walker finalmente assume o traje de Agente Americano. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Com novo uniforme, John Walker finalmente assume o traje de Agente Americano. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

John Walker (Wyatt Russell) fez seu próprio escudo durante a cena pós-créditos do quinto episódio e aqui o vemos colocando-o em uso – embora não seja vibranium e, naturalmente, não dure muito. No entanto, o personagem parece se redimir (um pouco) lutando ao lado do bem e ajudando Sam e Bucky na batalha final. Estranhamente, os protagonistas parecem aceitá-lo de volta com certa facilidade – o que, dado o quão desequilibrado Walker estava nos últimos episódios, parece uma decisão difícil de fazer.

E, claro vemos mais sobre o acordo dele com Condessa Valentina (Julia Louis-Dreyfus). A série não deixa totalmente claro o que Walker irá fazer a partir de agora, mas está mais que confirmada a sua nova identidade de super-herói (será?): Agente Americano. Esta é, na verdade, uma referência direta ao seu alter ego dos quadrinhos, todavia não está totalmente certo se Walker será um anti-herói ou apenas um vilão completo.

O reconhecimento de Isaiah: o primeiro Capitão América negro

Isaiah Bradley é reconhecido pelos EUA em ‘Falcão e o Soldado Invernal’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Isaiah Bradley (Carl Lumbly) finalmente aceita que há espaço nos tempos modernos para um “Capitão América negro”. Em uma cena emocionante, Sam o leva para o memorial do “Sentinela da Liberdade” em Washington, D.C, e o mostra que tanto ele quanto os “Redtails”, nome do 332º Grupo de Operações Expedicionárias formado por soldados negros, foram devidamente reconhecidos.

Referências na cena-pós créditos: ‘Falcão e o Soldado Invernal’ vai ter segunda temporada?

Um final feliz para Sam e Bucky? Talvez por ora. ‘Falcão e o Soldado Invernal’ termina com celebração e espírito fraternal, além da paz interior alcançada pelo ex-sargento e a confirmação de que Sam é o novo Capitão América… até a cena pós-créditos.

. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Sharon Carter, o “Mercador do Poder”, recebe seu perdão total do governo dos EUA. Em seguida, ela começa uma conversa por telefone com um desconhecido e discute a riqueza de recursos aos quais logo terá acesso. A ex-agente 13 ainda diz que os supersoldados podem estar “fora de questão agora, mas que em breve terá acesso total a segredos do governo, protótipos de armas, o que você quiser”.

‘Falcão e o Soldado Invernal’ não dá nenhuma pista sobre quem seria a pessoa do outro lado da ligação, deixando um mistério sobre com quem Sharon está em contato aqui. E agora como “Mercador do Poder”, a personagem faz com que a cena seja um dos ganchos possíveis para uma segunda temporada.

E diferente de ‘WandaVision’, há espaço para mais na série protagonizada por Bucky e Sam, com muitas perguntas a serem respondidas: será que Zemo sairá da prisão? O que fará John Walker como Agente Americano? Quais serão os próximos passos do novo Capitão Américas? Será que veremos Bucky como o “Lobo Branco”? Enfim, muitas questões…

Sharon Carter é o Mercador do PoderSharon Carter é o Mercador do Poder. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

A verdade é que a Marvel tem muitos novos programas do MCU chegando à Disney+. Por ora, todas as produções estão confirmadas apenas para somente um ano, porém também foi revelado que algumas séries terão segundas temporadas, embora não se saiba quais serão.

Ao Screenrant, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, disse que as ideias para a segunda temporada de ‘Falcão e o Soldado Invernal’ foram discutidas. Isso não é garantia de que aconteça, mas o sucesso em termos de audiência da série são enormes, então há uma chance razoável de que isso aconteça.

Sam Wilson é oficialmente o Capitão América e tem novo traje. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Fontes: Gamespot, Screenrant e Deadline

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!