A guarda real de Wakanda conta com as mais formidáveis guerreiras do Universo Marvel. Nos cinemas, as Dora Milaje (que significa “Adoradas”) foram introduzidas em ‘Capitão América: Guerra Civil’ (2016), mostradas em toda sua glória em ‘Pantera Negra’ (2018) e decisivas nos combates de ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (2018) e ‘Vingadores: Ultimato’ (2019).

Agora, lideradas por Ayo (Florence Kasumba) elas também são destaque em ‘Falcão e o Soldado Invernal’, série da Marvel Studios exclusiva do Disney+, que exibiu seu penúltimo capítulo nesta sexta-feira (16). A produção divulgou, em seu canal no YouTube, um vídeo de bastidores dedicado às Dora Milaje. Confira:

Na série, elas estão no encalço de Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) e Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) para capturar o Barão Zemo (Daniel Brühl), que foi liberado da prisão pela dupla. Zemo foi o responsável pelo atentado à ONU que vitimou o rei de Wakanda, T’Chaka, o pai de T’Challa, o Pantera Negra (Chadwick Boseman). Ayo quer levar Zemo para Wakanda, e não se importa se o ex-militar sokoviano está ajudando os heróis ou não.

Leia mais:

publicidade

Por mais impressionantes que as Dora Milaje sejam no Universo Cinematográfico da Marvel, elas são ainda mais legais nos quadrinhos. Então, que tal conhecer um pouco mais dessas formidáveis guerreiras – e uma das suas principais representantes, a própria Ayo? Spoilers de leve a seguir, então se você não estiver por dentro do que aconteceu em ‘Falcão e o Soldado Invernal’, volte e assista.

As Adoradas

O novo Capitão América, John Walker (Wyatt Russell) e seu colega Estrela Negra/Lemar Hoskins (Clé Bennett) achavam que tinham alguma chance contra as Dora Milaje, quando todos se viram frente a frente no quarto capítulo de em ‘Falcão e o Soldado Invernal’. Ledo engano. Walker tomou uma surra tão homérica da guarda real de Wakanda que tomou a decisão de injetar-se com o soro do supersoldado roubado dos Apátridas.

Isso não é à toa. As Dora Milaje dedicam suas vidas para proteger o Pantera Negra há séculos. Todas as 18 tribos que existem ao redor da capital de Wakanda fornecem as mulheres que passam por um treinamento de elite para formar o Serviço Secreto pessoal do rei africano. Geralmente, a própria rainha é escolhida entre suas frentes.

Tradicionalmente, as guerreiras têm cabeças raspadas, marcas tribais em seus corpos e falam um dialeto único, que só as iniciadas entendem. Equipadas com armadura e armas feitas de vibranium, elas não contam com os superpoderes derivados da Erva Coração, como o Pantera Negra. Suas habilidades superiores vêm de treinamento e dedicação.

Ayo (Florence Kasumba) ficou responsável por guardar o Soldado Invernal/Bucky Barnes (Sebastian Stan) durante sua estadia em Wakanda. Imagem: Chuck Zlotnick/Marvel Studios
Ayo (Florence Kasumba) ficou responsável por guardar o Soldado Invernal/Bucky Barnes (Sebastian Stan) durante sua estadia em Wakanda. Imagem: Chuck Zlotnick/Marvel Studios

A Rebelde

Nos filmes, Okoye (Danai Gurira) é a líder das Dora Milaje. Mas em ‘Falcão e o Soldado Invernal’, é Ayo que comanda o grupo avançado que vai até a Europa atrás de Zemo. Nos quadrinhos, ele é uma guerreira “rebelde”, que frequentemente desafia as ordens dos seus superiores, mas defende Wakanda com fervor sem igual.

Ao lado da capitã Aneka, ela chega a deixar as Dora Milaje e formar um grupo paralelo para libertar pessoas oprimidas e ignoradas pela família real de Wakanda. Ayo até rouba a armadura “Anjo da Meia-Noite”, que é equipada com asas que não apenas permitem que ela voe, mas também desvie de balas.

Via: Marvel.com