‘Colette’: indústria de games ganha o primeiro Oscar com documentário em curta-metragem

Arthur Henrique26/04/2021 09h39, atualizada em 26/04/2021 13h27
A indústria de games ganha seu primeiro Oscar com o curta-documentário 'Colette'. Imagem: The Guardian/Divulgação
A indústria de games ganha seu primeiro Oscar com o curta-documentário 'Colette'. Imagem: The Guardian/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apresentado no jogo em realidade virtual (VR) ‘Medal of Honor: Above and Beyond’, ‘Colette’ ganhou o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem. Este é o primeiro filme produzido por um estúdio de games a ganhar ou ser indicado ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences, em inglês).

Dirigido por Anthony Giacchino, ‘Colette’ tem duração de 24 minutos, com coprodução dividida entre a Respawn Entertainment e a Oculus Studios, do Facebook. O lançamento e distribuição do curta foi feito pelo jornal britânico The Guardian.

A produção conta a história de Colette Marin-Catherine, uma idosa de 90 anos que fez parte da Resistência Francesa contra o regime nazista – uma luta para a qual ela perdeu seu irmão, Jean-Pierre, assassinado pelos extremistas seguidores de Adolf Hitler. Ela retorna à Alemanha pela primeira vez desde o final da Segunda Guerra Mundial para visitar o campo de trabalho escravo onde seu irmão foi morto.

“A verdadeira heroína aqui é a própria Colette, que compartilhou sua história com integridade e força”, disse o diretor de produção da Oculus Studios, Mike Doran, em comunicado oficial após a vitória no Oscar. “Como vemos no filme, a Resistência exigiu coragem, mas enfrentar o passado pode demorar ainda mais. Permitir que contássemos esta peregrinação para as gerações futuras foi um verdadeiro ato de bravura e confiança. Esperamos que este prêmio e o alcance do filme signifiquem, como diz Colette, que a memória de Jean-Pierre, assim como a de todos aqueles que resistiram, ‘não estejam mais perdidas'”.

Leia mais:

Sobre o fato de ser a primeira estatueta do Oscar à indústria de games, Doran afirma que “é uma honra ser nomeado, mas que foi um momento incrível vencer”. “Estamos muito orgulhosos com este reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e gostaríamos de estender nossos sinceros parabéns a todos os nossos colegas indicados. É um privilégio estar ao seu lado”, concluiu.

O documentário em curta-metragem foi aclamado, porém ‘Medal of Honor: Above and Beyond’ recebeu críticas medianas, com leves tons positivos. De acordo com o agregador de reviews Metacritic, o jogo lançado pela Respawn Entertainment em novembro de 2020 tem 67 pontos (de um total de 100) na opinião da crítica especializada, e a pontuação vinda de análises publicadas por usuários é de 6,3.

Você pode assistir ‘Colette’ gratuitamente online no YouTube, Oculus TV ou pela página do próprio jornal The Guardian.

Fontes: The Verge e Eurogamer

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital