Spotify lança plataforma de assinatura de podcasts e desafia Apple

Anúncio foi feito nesta terça (27) mas por ora, só atende aos Estados Unidos: empresa quer levar modelo a outros países nos próximos meses
Por Rafael Arbulu, editado por Lyncon Pradella 27/04/2021 13h33, atualizada em 24/07/2025 12h32
fixelgraphy-3NgcTH0CFJg-unsplash-1920x1080
Imagem: Fixelgraphy/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os rumores se confirmaram: a plataforma de streaming Spotify lançou nesta terça-feira (27) uma linha de assinatura específica para podcasts, no intuito de desafiar a Apple, que fez um anúncio similar na última semana. A informação já havia sido antecipada pelo Olhar Digital na última sexta-feira (23).

Por ora, a novidade vale apenas para o mercado dos Estados Unidos, mas o Spotify planeja abrí-la para outros países “nos próximos meses”. O funcionamento é simples: produtores de podcasts poderão marcar conteúdos específicos de suas criações como “exclusivos para assinantes”.

A empresa sueca ainda afirmou que não cobraria comissões dos criadores de conteúdo, ao contrário do serviço concorrente na Apple. Entretanto, este benefício só vale para os dois primeiros anos do serviço. A partir de 2023, uma taxa de 5% será cobrada dos produtores.

Leia mais:

Spotify lança plataforma de assinatura para podcasts, competindo com a Apple. Na imagem: um microfone de podcast, com uma caneta e papel de anotações ao fundo
Com um modelo de assinatura dedicado especificamente a criadores de podcasts, Spotify se prepara para ampliar guerra de mercado com a Apple. Imagem: Andrei_Diachenko/Shutterstock

O Spotify informou que a estrutura de assinatura dos podcasts é feita com base no modelo criado pela Anchor, empresa do setor que foi comprada pela companhia sueca em fevereiro de 2019 – na mesma ocasião, ela também comprou a Gimlet, outra companhia famosa entre produtores de podcasts.

De lá até aqui, o Spotify vem assegurando compras e parcerias de exclusividade para produções famosas, como o podcast “Joe Rogan Experience”, um dos maiores do mundo, produzido pelo comediante e lutador Joe Rogan (também conhecido como “aquele onde Elon Musk fumou maconha”), além de criações próprias, como “Renegades: Born in the USA”, apresentado pelo ex-presidente dos EUA, Barack Obama, e o músico americano Bruce Springsteen.

Preços ainda não foram divulgados, mas uma dúzia de “podcasters” já foram selecionados pelo Spotify para este período inicial. Todos estão prontos para promover conteúdos exclusivos neste lançamento, incluindo a Rádio Pública Nacional (“NPR”, na sigla em inglês), que já confirmou que os podcasts “How I Built This with Guy Raz” e “Planet Money” passarão a ser exclusivos para usuários pagantes a partir de 4 de maio, junto de outros três programas.

Fonte: Reuters

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.