O seu reinado acabou, ‘Cidadão Kane’. Uma vez tido como um dos únicos filmes com aprovação de 100% no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas de produtos audiovisuais, o longa-metragem dirigido por Orson Welles, e frequentemente apontado como um dos melhores da história, acaba de perder a cobiçada marca para um ursinho, o Paddington.
Tudo isso aconteceu após a descoberta de uma crítica não tão generosa de 1941, publicada pelo jornal Chicago Tribune, classificando o filme sobre o magnata da indústria Charles Foster Kane como “bizarro o suficiente para fazer parte de um museu”. Com isso, a nota de ‘Cidadão Kane’ foi reduzida de 100% para 99%, de acordo com 116 críticas registradas.
Leia também:
- Quarta temporada de ‘Castlevania’ será a última, mas anime terá um spin-off
- Pantera Negra não fará participação em ‘Falcão e o Soldado Invernal’, diz produtor da Marvel
- ‘Entre Facas e Segredos’: Netflix paga US$ 450 milhões para fazer sequências
- Glenn Close é indicada a “pior” e “melhor” atriz pelo mesmo papel

O clássico de Orson Welles agora sai do panteão do site, deixando o espaço reservado para títulos como ‘O Equilibrista’ (2008), ‘Antes do Amanhecer’ (1995), ‘O Exterminador do Futuro’ (1984), ‘Cantando na Chuva’ (1954) entre outros. Contudo, o filme com 100% de aprovação com o maior número de críticas registradas no site é ‘As Aventuras de Paddington 2’, com 244 textos ao todo.
Isso pegou de surpresa até mesmo o seu diretor, Paul King. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, ele conta: “É extremamente adorável estar em qualquer lista que inclua ‘Cidadão Kane’, mas é uma lista é excêntrica se vai de ‘Kane’ a ‘Paddinton 2’, então tentarei não levar muito a sério”.
Tanto ‘Cidadão Kane’ como ‘As Aventuras de Paddington 2’ estão disponíveis no Telecine Play.