A recomendação de algumas autoridades de saúde é não tomar analgésicos antes da vacina, pois eles podem reduzir o efeito do imunizante. Basicamente, esse tipo de medicamento pode enganar o corpo o fazendo pensar que já possui uma defesa contra o vírus e minimizando o efeito da vacina.

Isso ainda não foi detectado especificamente com a vacina da covid-19. No entanto, já existem estudos em andamento e a recomendação permanece sendo de não tomar o remédio antes de qualquer imunizante do tipo. Algumas horas depois da aplicação da vacina, o uso é liberado.

Os analgésicos são medicamentos que ajudam a lidar com as possíveis reações à vacina contra a covid-19. Entre elas, o paciente pode perceber cansaço, dor de cabeça, dor muscular, arrepios, febre e náusea, além de dor, vermelhidão e inchaço no local em que foi aplicada a vacina, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Porém, é importante contextualizar que esses efeitos colaterais podem surgir em qualquer vacina – e não apenas as contra covid-19 (AstraZeneca e Oxford, Pfizer e BioNTech ou Coronavac) – e significam que o nosso sistema imune está reagindo.

publicidade

Mas, agora, uma pesquisa da Sociedade Americana de Microbiologia descobriu que os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que são frequentemente usados para o alívio de dor e inflamação, podem afetar a imunização contra o coronavírus. De acordo com o estudo preliminar da sociedade, os medicamentos ibuprofeno e o meloxicam “podem modular tanto a infecção por SARS-CoV-2 quanto a resposta do hospedeiro ao vírus”.

Quais remédios posso tomar depois da vacina contra Covid-19?

Os pesquisadores ainda dizem que os “resultados indicam que o tratamento com AINE pode influenciar os resultados do covid-19 ao diminuir a resposta inflamatória e a produção de anticorpos protetores, em vez de modificar a suscetibilidade à infecção ou replicação viral”.

Entre os anti-inflamatórios não esteroides mais comuns estão a dipirona e o ibuprofeno. A dipirona (metamizol) é encontrada em medicamentos como Anador, Buscopan, Dorflex, Lisador, Neosaldina e Novalgina. Já o ibuprofeno é encontrado em remédios como Advil e Buscofem.

Após a aplicação da vacina, mas somente no caso de sentir alguma reação, a indicação é tomar paracetamol. “Se você tiver uma reação depois [da aplicação] e precisar de algo, tome um pouco de paracetamol”, esclareceu o Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt, para uma reportagem da AP.

Segundo ele, o medicamento é melhor porque funciona de maneira diferente do que outros analgésicos. O paracetamol é encontrado em medicamentos como Sonridor e Tylenol.

Mulher tomando paracetamol depois da vacina
Para o especialista Dr. William Schaffner, a indicação é tomar paracetamol no caso de apresentar efeitos colaterais à vacina. Imagem: Doucefleur / Shutterstock

Ainda de acordo com Schaffner, os anticorpos gerados pela vacina são fortes o suficiente para aguentarem os remédios e que são baixas as chances de que o efeito do imunizante seja afetado pelo uso deles. No entanto, ele diz que é sempre bom evitar esse risco.

Já Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), indica que todos esses medicamentos com paracetamol, ibuprofeno e dipirona podem e devem ser tomados na presença de efeitos colaterais e que não há interferência na resposta da vacina.

“Fez parte da rotina de estudos da Astrazeneca o uso profilático [preventivo] de medicamentos com intervalos de 6h”, explica Kfouri em entrevista ao Olhar Digital. “Aliás, muitos idosos tomam, por exemplo, aspirina em uso contínuo”, completa.

Porém, se você quiser evitar o uso de remédios para reduzir a dor e o desconforto no local da injeção, o CDC recomenda aplicar uma toalha limpa, fresca e úmida sobre a área, além de usar e exercitar o braço. Já para reduzir o desconforto da febre, a agência recomenda beber grande quantidade de líquidos e usar roupas leves.

Leia também: 

Remédio antes da vacina: posso tomar?

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), não é recomendado tomar analgésicos (como o paracetamol) antes da imunização, porque não se sabe ainda como eles podem afetar o desempenho das vacinas contra covid-19.

“No entanto, você pode tomar paracetamol ou outros analgésicos se desenvolver efeitos colaterais como dor, febre, dor de cabeça ou dores musculares após a vacinação”, indica a organização em seu site.

Pode tomar antitérmico depois da vacina
O uso de paracetamol pode interferir na capacidade que uma vacina tem de gerar resposta imune. Imagem: Pormezz / Shutterstock

Conforme explica a médica Isabella Ballalai em um artigo da Revista Imunizações, de 2015, o uso de paracetamol de forma preventiva pode interferir na capacidade que uma vacina tem de gerar resposta imune – embora isso não corresponda necessariamente à perda de proteção. Por isso, passou-se a evitar o uso de paracetamol e demais antitérmicos e analgésicos antes de imunizações e recomendá-los apenas para o tratamento da febre manifestada.

Uma exceção ao uso preventivo de antitérmico é em caso de febre elevada após tomar a primeira dose ou de histórico de convulsão febril do paciente, de acordo com indicação do ‘Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação’, publicado pelo Ministério da Saúde.

Outra exceção, de acordo com o CDC, é caso a pessoa esteja fazendo um tratamento com o remédio. Nesse caso, será necessário perguntar para o seu médico a melhor abordagem.

Com informações da MedicalXpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!