Se você passa boa parte do seu tempo nas redes sociais, provavelmente está familiarizado com o meme “Disaster Girl” (“Garota do desastre”, em tradução livre), que mostra uma menina sorrindo enquanto ocorre um incêndio em uma casa. A imagem viralizou na internet por muitos anos e Zoe Roth, a garotinha da foto – então com 5 anos -, decidiu lucrar com ela. Usando o recurso de NFT, um token não fungível, a jovem, hoje com 21 anos, lucrou mais de US$ 480 mil (R$ 2,6 milhões).

Em entrevista ao The News Observer, Zoe Roth revelou que a fotografia foi registrada em 2005, época em que o Orkut dominava as redes sociais. De acordo com a estadunidense, ela e a família moravam perto de um quartel de bombeiros e sempre conviveram com as sirenes.

publicidade

Certo dia, a mãe da estadunidense percebeu que o alerta soava bem mais perto de sua casa. Ao sair do lar para averiguar a situação, deu de cara com um imóvel da rua em chamas.

Meme de garota em frente a um incêndio foi vendido por NFT
Tokens não fungíveis podem autenticar itens raros, como obras de arte e até mesmo música. Crédito: Shutterstock

Dave Roth, pai de Zoe, havia comprado uma câmera recentemente e viu no incêndio uma oportunidade única para estrear o aparelho. E quem poderia ser a modelo perfeita para a primeira fotografia? Claro, sua filha pequena. Eis que o meme surge.

publicidade

Oportunidade de venda com NFT

Com o tremendo sucesso do meme e o aumento significativo de leilões por NFT, a jovem recebeu um e-mail explicando o mercado de token não fungível e o potencial de venda que sua imagem tinha.

publicidade

Leia também:

Em um primeiro momento, Zoe e Dave suspeitaram, mas ao entrarem em contato com o advogado da família e outras pessoas que também viraram meme, a dupla decidiu tentar a sorte e leiloar a foto no dia 16 de abril.

publicidade

Em menos de duas semanas, Zoe arrematou um valor que provavelmente seu salário de recepcionista em um hotel levaria anos para alcançar.

O que é esse NFT, onde o meme da garota em frente a incêndio foi vendido?

Em tradução, o token não fungível é bastante conhecido para quem explora o mundo das criptomoedas e blockchains – e tem sido considerado um ativo com potencial bastante promissor, não apenas para a criptolândia.

Da mesma maneira que surgiram as criptomoedas e causaram tamanha estranheza para quem não fazia ideia do que elas eram, isso não impediu que elas se tornassem conhecidas mundialmente e, mais do que isso, muito valiosas.

Assim também são os NFTs. Quer saber mais? Acesse a matéria do Olhar Digital.

Fonte: The News Observer

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!