Os problemas da Tesla na Alemanha resultaram em um atraso de seis meses no início da produção da gigafábrica em Berlim (Gigafactory Berlin), de acordo com a imprensa do país. A previsão de abertura do local seria em julho de 2021, mas a montadora tem enfrentado dificuldades para obter licenças de construção e aprovações ambientais para o projeto.

Entre os empecilhos, há a situação complicada com a empresa de abastecimento de água, que alega que a marca de Elon Musk não pagou as contas. Há também a manifestação de ambientalistas no local, que não querem mover alguns animais próximos ao local como forma de protesto ao “desmatamento da área feito pela Tesla”, além do fato que a montadora demitiu recentemente o “Mister Gigafactory” – nome dado ao engenheiro responsável pelo projeto – da fábrica alemã.

publicidade
Interior da gigafábrica da Tesla em Berlim. Imagem: Tesla Q4 2020 Report/Divulgação
Interior da gigafábrica da Tesla em Berlim. Imagem: Tesla Q4 2020 Report/Divulgação

Porém, novas informações vindas do jornal alemão Automobilwoche apontam que o cronograma da Tesla para a gigafábrica em Berlim foi alterado e o começo das operações só ocorrerá em janeiro de 2022. “O início da produção em série da nova Gigafactory da Tesla em Grünheide, perto de Berlim, foi adiado por seis meses até o final de janeiro de 2022. O chefe da Tesla, Elon Musk, deu oficialmente à equipe mais meio ano”, relata o veículo de comunicação local.

Ainda de acordo com o Automobilwoche, a aprovação regulatória para o funcionamento da fábrica é o principal motivo do atraso de cronograma. A Tesla já teria notificado as autoridades alemãs de que irá modificar o projeto do local para atender os critérios solicitados antes da abertura oficial.

publicidade
Projeto da gigafábrica em Berlim, na Alemanha. Imagem: Tesla Q4 2020 Report/Divulgação
Projeto da gigafábrica em Berlim, na Alemanha. Imagem: Tesla Q4 2020 Report/Divulgação

Apesar de todos os problemas, o CEO Elon Musk afirmou durante a conferência financeira trimestral de Tesla, realizada na semana passada, que esperava que a produção começasse ainda este ano em Berlim

“Estamos construindo fábricas o mais rápido que podemos. Tanto a de Texas quanto a de Berlim estão progredindo bem e esperamos ter uma produção limitada inicial dessas fábricas este ano e uma produção em volume no próximo ano”, disse.

publicidade

Leia mais:

A Gigafactory Berlin é um dos projetos mais importantes da Tesla no momento, pois trará o Model Y – carro-chefe da montadora, literalmente – para a Europa e apresentará uma próxima geração de veículos elétricos usando a nova tecnologia de bateria estrutural: um componente com 4680 células (que também passará por atrasos em sua produção, conforme publicado pelo Automobilwoche).

publicidade

Espera-se que a fábrica se torne uma grande parte da história de crescimento da Tesla nos próximos anos e ajude a acelerar a adoção de carros elétricos em toda a Europa.

Fonte: Electrek e InsideEVs

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!