WhatsApp Pay: Facebook incentiva adesão de bancos e remunera cada transação

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 06/05/2021 19h21, atualizada em 06/05/2021 20h14
Logo do WhatsApp ao lado de notas de dinheiro
WhatsApp Pay Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta semana, o Facebook liberou o WhatsApp Pay, função que permite realizar pagamentos pelo aplicativo de mensagens. Para incentivar a adesão de bancos, a empresa está pagando uma taxa para cada transação feita por meio da nova ferramenta.

A remuneração acontece tanto para as instituições de onde o dinheiro foi remetido quanto para os bancos destinatários.

O incentivo faz parte da estratégia de Mark Zuckerberg para atrair mais usuários ao WhatsApp Pay, à medida que mais instituições financeiras passam a fazer parte do ecossissistema de pagamentos.

Tela de WhatsApp com transferência de dinheiro
Pagamentos e transferências podem ser realizadas via WhatApp.
Crédito: Reprodução/WhatsApp

Leia também!

Os valores pagos pelo Facebook não foram divulgados, mas eles variam segundo acordos feitos entre as operadoras dos cartões e os bancos.

Algumas instituições recebem uma porcentagem pelo valor transferido, outras podem optar por receber um valor fixo.

Como as transações estão habilitadas somente de pessoa para pessoa, o investimento do Facebook terá retorno apenas no longo prazo, quando o Banco Central autorizar compras pelo sistema e cadastramento de cartões de crédito diretamente na plataforma. Assim, o Facebook poderá receber uma taxa de lojistas que optarem por utilizarem o serviço do WhatsApp Pay.

Via: MobileTime

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.