Microsoft atualiza mais ícones de programas no Windows 10

Mudanças estão em curso desde 2020, mas nova leva altera ícones discos, rede e muitos outros, que ainda seguiam o padrão do Windows 95
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 06/05/2021 17h22, atualizada em 07/05/2021 11h24
Tecla Windows 10
Windows 10 Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft continua reformulando os ícones do Windows 10, atualizando sua apresentação visual e, pouco a pouco, abandonando de vez os padrões estabelecidos pela empresa no antigo Windows 95. Segundo o Windows Insider, novos ícones foram vistos em versões de teste mais recentes do sistema operacional.

As mudanças mais óbvias podem ser vistas nos ícones de Modo de Hibernação, Redes (conexões, não o acesso à internet), Memória e Discos. As novas versões se unem a atualizações promovidas em março de 2021 e outras em 2020, para programas como o Explorer, Lixeira, Meu Computador e outros.

Leia mais:

Montagem mostra atualizações que a Microsoft vem fazendo nos ícones do Windows 10 (à esquerda), em comparação ao padrão de hoje (à direita)
Novos ícones (esq.) do Windows 10 representam uma extensa reformulação visual promovida pela Microsoft. Imagem: Windows Insider/Reprodução

Todo o esforço de rejuvenescimento visual da Microsoft para o Windows 10 tem nome: “Sun Valley”. O projeto consiste de uma alteração consistente da estética do sistema operacional, tornando-o mais coerente com a sua abordagem de “serviço” ao invés de “software” – algo amplamente percebido pelo volume de suporte a aplicações em nuvem, algo que versões anteriores do sistema nunca viram.

Oficialmente, a Microsoft não detalhou quais outros tipos de trabalho estão sendo desenvolvidos no “Windows 10 Sun Valley”, mas uma vaga de emprego aberta no começo de 2021 falava em “uma reformulação visual completa do Windows”. Até o momento, vimos também alterações no menu Iniciar, que vem alterando programas pré-instalados a serem exibidos, além de ícones com cantos mais arredondados.

As mudanças visuais devem se tornar públicas (ou seja, atualizadas no Windows 10 para todos e não apenas para insiders e beta testers) em outubro deste ano, quando a atualização 21H2 chegar. Neste mês de maio, a Microsoft terá um evento (Microsoft Build Conference) no qual provavelmente falará um pouco mais sobre o assunto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital