Cientistas criam máquina para refazer geleiras no Polo Norte

Um grupo de pesquisadores da universidade de Bangor, no Reino Unido, criaram um protótipo de máquina que pode refazer geleiras no Polo Norte.
Por Tissiane Vicentin, editado por Rafael Rigues 08/05/2021 17h52, atualizada em 10/05/2021 10h20
Imagem mostra desgelo nas geleiras do Polo Norte.
Crédito: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há algum tempo, cientistas no mundo estudam formas de mitigar o degelo de geleiras no Polo Norte, ocasionadas devido às mudanças climáticas. Nesta semana, uma empresa do País de Gales divulgou uma nova invenção que pode resolver o problema: uma máquina que refaz gelo.

Movida a energia renovável (energia eólica), a máquina foi desenvolvida pela Real Ice e funciona bombeando água retirada sob a camada de gelo rumo à superfície, onde temperaturas de até -50 °C a congelam rapidamente, o que deve possibilitar a criação de novas camadas de gelo.

Print mostra a máquina que pode refazer geleiras no Polo Norte
Re-Icing Machine, da Real Ice, tem como principal propósito refazer geleiras do Polo Norte. Crédito: Reprodução/Real Ice – For Tomorrow

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, formada por alunos e ex-alunos da Universidade de Bangor, no Reino Unido, será enviada em breve ao norte do Canadá para poder realizar testes nas geleiras locais.

O protótipo recebeu o nome de Re-Icing Machine (algo como Máquina de Recongelamento, em tradução livre) e deve ficar em posse de inuítes – como são conhecidos os indígenas esquimós que habitam a região – que, por sua vez, farão a manutenção e realocarão, quando necessário, as máquinas para novas áreas a fim de endereçar os locais de maior necessidade.

Leia mais:

Dessa forma, os povos indígenas ganharão créditos de carbono, que poderão ser vendidos às empresas para compensar o uso de combustível fóssil.

A máquina faz parte da for Tomorrow, iniciativa liderada pela Hyundai e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), cuja missão é capacitar pessoas e incentivá-las a compartilhar suas soluções criativas em prol da sustentabilidade.

Via: Daily Post

Redator(a)

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital