Bola de fogo cruza os céus de quatro estados dos EUA; veja vídeos

Objeto foi capturado por câmeras de campainhas automatizadas na madrugada de hoje (11) e relatado por usuários no Twitter
Por Rafael Arbulu, editado por André Lucena 11/05/2021 13h37, atualizada em 11/05/2021 14h52
Imagem mostra bola de fogo cruzando o céu nos EUA
Imagem: AMS/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma bola de fogo foi vista no céu dos EUA na madrugada de hoje (11), registrada por câmeras de campainhas automatizadas nas casas de moradores de pelo menos quatro estados. Os registros foram devidamente encaminhados à Sociedade Americana de Meteoros (AMS), que relatou o fato pelo Twitter.

Segundo a entidade, foram cerca de 39 relatos de cidadãos residentes nos estados de Minnesota, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Wisconsin. Pelos registros, a bola de fogo foi vista entre três e quatro horas da manhã.

Leia mais

O termo “bola de fogo” é usado para se referir aos meteoros que deixam um rastro luminoso. Outras atribuições dependem de algumas condições específicas. Por exemplo, um “meteoro” refere-se a um objeto que entra na atmosfera da Terra, enquanto um “meteorito” é identificado como os pedaços rochosos que caem em nosso solo. Há ainda o “bólido”, que é um termo aplicado a objetos que mostram um brilho mais intenso que Vênus. Em 2020, o Olhar Digital falou sobre isso em detalhes.

Em março, um meteorito que caiu no Saara mostrou-se ser composto de materiais mais velhos que a própria Terra. Já em setembro de 2020 o meteorito Tiros foi assim nomeado por ter sido descoberto por um fazendeiro na cidade brasileira de mesmo nome, localizada em Minas Gerais (MG).

Captura mostra imagem de câmera de segurança que registrou uma bola de fogo no céu dos EUA
Câmeras automáticas de campainhas reagiram à chegada de uma bola de fogo em nossa atmosfera. Evento foi registrado em quatro estados dos EUA. Imagem: AMS/Reprodução

Sobre a “bola de fogo” vista nos EUA, não há registros de qualquer ponto de impacto, então é seguro presumir que ela se queimou completamente na atmosfera.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.