A Intel apresentou hoje (11) sua nova linha de processadores Tiger Lake-H, de 11º geração, otimizados especificamente para os laptops voltados aos gamers. Segundo introdução da linha feita à imprensa, o destaque das novas CPUs é a capacidade de elas “fazerem mais com menos”.

Isso porque, de acordo com as especificações técnicas divulgadas, os processadores Tiger Lake-H atingem até 5 GHz de frequência – menos do que se vê em outros produtos da empresa, como a Comet Lake (5,10 GHz) -, mas a Intel assegura que os novos chips trazem um desempenho melhor, mesmo com frequência levemente reduzida.

Leia mais

Imagem mostra gráfico comparativo de desempenho dos processadores Tiger Lake-H em relação a gerações antigas de processadores da Intel
Gráfico mostra o desempenho da nova geração de processadores Intel em comparação a modelos mais antigos da empresa. Imagem: Intel/Divulgação

“Os processadores Intel Core série-H elevam os sistemas para jogos, criação de conteúdo e trabalho móveis para níveis inéditos”, disse Chris Walker, vice presidente corporativo da Intel.

publicidade

“Trata-se de uma incrível extensão da nossa família de dispositivos móveis de 11ª geração com melhorias de desempenho de dois dígitos tanto em núcleo único quanto em núcleos múltiplos, jogabilidade de ponta e 20 pistas PCIe 4.0 para largura de banda de plataforma de nível entusiasta”, afirma.

Segundo ele, a linha Tiger Lake-H de 11ª geração oferece “o melhor desempenho do setor, permitindo aos usuários jogar, criar e se conectar com desempenho de ponta em qualquer formato”.

Baseados na tecnologia de processo SuperFin (litografia de 10 nanômetros), os novos processadores – cinco modelos ao todo – contam com até oito núcleos e 16 threads, com desempenho turbo de núcleo único e dual-core de até 5.0GHz.

Além disso, a CPU é capaz de acessar diretamente a memória GDDR6 de alta velocidade conectada à placa de vídeo, proporcionando taxas de quadros mais altas com latência mais baixa e carga rápida de grandes texturas para os entusiastas de jogos.

No gráfico, são mostrados os desempenhos dos novos processadores Intel em comparação ao seu principal concorrente, os modelos da AMD
Segundo a Intel, a nova geração de processadores Tiger Lake-H superam a concorrente AMD, que vem ganhando mercado com a linha Ryzen. Imagem: Intel/Divulgação

Os processadores oferecem até 2,5 vezes a largura de banda total do barramento PCIe para a CPU em comparação com os processadores da série H de 10ª geração, bem como o triplo da largura de banda total do PCIe em comparação com modelos de concorrentes, segundo a Intel. Alguns outros recursos mostrados à imprensa incluem:

  • 20 pistas PCIe de 4ª geração com Tecnologia de Armazenamento Rápido Intel® inicializável em Raid 0 – e até 44 pistas PCIe totais, incluindo 24 pistas PCIe de 3ª geração a partir de um hub controlador de plataforma dedicado.
  • Suporte de memória DDR4-3200
  • Thunderbolt™ 4 com velocidade de transferência de até 40Gbps.
  • Intel® Killer™ Wi-Fi 6E (Gig+) discreto.
  • “Dual Embedded Display Port” (eDP) integrada para display secundário com otimização de energia.

A Intel antecipa a chegada da linha Tiger Lake-H ao mercado para o terceiro trimestre de 2021. Segundo a empresa, ela deve ser incorporada aos laptops de mais de 80 fabricantes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!