A Microsoft iniciou oficialmente as comemorações do aniversário de 20 anos do seu primeiro console, o Xbox original. O aparelho foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2001, com 8 GB de armazenamento e 64 MB de memória, rodando jogos em resolução de 640×480 – provavelmente numa TV de tubo.

Mas não deixe essas configurações ultrapassadas te enganar: o Xbox foi um console revolucionário, que introduziu à Microsoft ao primeiro time da indústria dos games, vendeu mais de 1,5 milhão de unidades antes do fim de 2001 e teve mais de 7 mil jogos lançados. Alguns deles podem ser jogados até hoje, por meio da retrocompatibilidade do Xbox One e Xbox Series S|X.

Leia também:

Entre clássicos e exclusivos, o Xbox conta com um excelente catálogo de jogos. O mais memorável deles, certamente, é ‘Halo: Combat Evolved’, a primeira aventura do Master Chief e um fenômeno multiplayer local, numa época em que a jogatina online era “só mato”. Reunimos aqui os dez games do Xbox com as melhores notas no Metacritic, para relembrarmos esse incrível console.

publicidade

1 – Halo: Combat Evolved (Nota: 97)

'Halo: Combat Evolved'. Imagem: Microsoft/Divulgação
‘Halo: Combat Evolved’. Imagem: Microsoft/Divulgação

Lançamento: 14 de novembro de 2001

‘Halo’ está para o Xbox assim como ‘Super Mario World’ está para o Super Nintendo: acompanhou o lançamento do console e se tornou seu maior ícone. Não é à toa, já que ‘Halo: Combat Evolved’ tem todos os elementos para torná-lo um clássico, desde o protagonista carismático até jogabilidade de primeira. Foi lançado posteriormente para PC e MacOS, e em versão digital para Xbox 360. Um remake foi incluído na edição ‘Halo: The Master Chief Collection’ do Xbox One.

2 – Grand Theft Auto Double Pack (Nota: 96)

'Grand Theft Auto: Vice City'. Imagem: Rockstar Games/Divulgação
‘Grand Theft Auto: Vice City’. Imagem: Rockstar Games/Divulgação

Lançamento: 31 de outubro de 2003

Aí não tem como errar. Dois dos melhores jogos da Rockstar em um único pacote, lançado para Xbox e PlayStation 2, ‘Grand Theft Auto Double Pack’ conta com ‘Grand Theft Auto III’ e ‘Grand Theft Auto: Vice City’. Um foi o título que fez a migração da franquia do 2D para o 3D, o outro é todo ambientado nos anos 1980, além de contar com uma das melhores trilhas sonoras dos games.

3 – ‘Halo 2’ (Nota: 95)

'Halo 2'. Imagem: Microsoft/Divulgação
‘Halo 2’. Imagem: Microsoft/Divulgação

Lançamento: 9 de novembro de 2004

Depois do sucesso de ‘Halo: Combat Evolved’, uma continuação foi lançada para o Xbox dois anos depois. Master Chief retorna com novos veículos, armas, ambientes e recursos de jogabilidade, que incluem uma interação maior com os cenários e a possibilidade de usar duas armas ao mesmo tempo. O mais importante: o multiplayer local agora dava espaço para partidas online, via conexão de banda larga.

4 – Ninja Gaiden Black (Nota: 94)

'Ninja Gaiden Black'. Imagem: Tecmo/Team Ninja
‘Ninja Gaiden Black’. Imagem: Tecmo/Team Ninja

Lançamento: 20 de setembro de 2005

A clássica franquia de jogos de ação, que começou lá no Nintendinho, em 1988, ganhou uma de suas melhores edições no Xbox, desenvolvida pela Team Ninja com exclusividade para o console da Microsoft. ‘Ninja Gaiden Black’ é uma versão sem censura – e com muito sangue – de ‘Ninja Gaiden’, de 2004.

5 – Tom Clancy’s Splinter Cell Chaos Theory (Nota: 94)

'Tom Clancy's Splinter Cell Chaos Theory'. Imagem: Ubisoft/Divulgação
‘Tom Clancy’s Splinter Cell Chaos Theory’. Imagem: Ubisoft/Divulgação

Lançamento: 28 de março de 2005

Sam Fisher já era um velho conhecido dos gamers quando ‘Chaos Theory’, terceiro jogo da série ‘Splinter Cell’ foi lançado. Considerado mais maduro e sombrio do que seus antecessores, o jogo ainda teve versões para PlayStation 2, GameCube, Windows, Nintendo DS e até para o celular N-Gage, da Nokia.

6 – Burnout 3: Takedown (Nota: 94)

'Burnout 3: Takedown'. Imagem: Electronic Arts/Divulgação
‘Burnout 3: Takedown’. Imagem: Electronic Arts/Divulgação

Lançamento: 7 de setembro de 2004

A franquia da Criterion é uma das mais divertida dos games, e ‘Burnout 3’ em particular chegou a ser considerado um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. Com modo multiplayer, mais de 100 eventos e 40 pistas, não falta adrenalina e velocidade nesse título.

7 – Star Wars: Knights of the Old Republic (Nota: 94)

'Star Wars: Knights of the Old Republic'. Imagem: LucasArts/Divulgação
‘Star Wars: Knights of the Old Republic’. Imagem: LucasArts/Divulgação

Lançamento: 17 de julho de 2003

Para muitos, o melhor jogo baseado na saga ‘Star Wars’ já feito, o RPG ‘Knights of the Old Republic’ nos apresenta a “galáxia muito, muito distante” mais de quatro mil anos antes dos eventos dos filmes.  ‘KOTOR’ teve uma continuação, inspirou uma série de quadrinhos e foi relançado para Windows, Mac OS X, Linux e até iOS e Android.

8 – Tom Clancy’s Splinter Cell Pandora Tomorrow (Nota: 93)

'Tom Clancy's Splinter Cell Pandora Tomorrow'. Imagem: Ubisoft/Divulgação
‘Tom Clancy’s Splinter Cell Pandora Tomorrow’. Imagem: Ubisoft/Divulgação

Lançamento: 23 de março de 2004

Segundo jogo da série ‘Splinter Cell’, ‘Pandora Tomorrow’ foi desenvolvido pelos escritórios da Ubisoft em Xangai e Milão, enquanto o time principal em Montreal criava ‘Chaos Theory’. Mas nem por isso o game ficou aquém da franquia. Sam Fisher ganhou novos apetrechos tecnológicos e um modo multiplayer online.

9 – Tony Hawk’s Pro Skater 3 (Nota: 93)

'Tony Hawk's Pro Skater 3'. Imagem: Activision/Divulgação
‘Tony Hawk’s Pro Skater 3’. Imagem: Activision/Divulgação

Lançamento: 4 de março de 2002

A versão do Xbox de ‘Tony Hawk’s Pro Skater 3’ é um port do game que foi lançado originalmente para PlayStation 2 um ano antes. Não por acaso, é também um dos jogos mais bem avaliados do console rival, estabelecendo a franquia que leva o nome do lendário skatista como a única possível para o esporte.

10 – Tom Clancy’s Splinter Cell (Nota: 93)

'Tom Clancy's Splinter Cell'. Imagem: Ubisoft/Divulgação
‘Tom Clancy’s Splinter Cell’. Imagem: Ubisoft/Divulgação

Lançamento: 17 de novembro de 2002

Como não poderia deixar de ser, completando a trilogia, o primeiro jogo de Sam Fisher deu o “start” em uma das mais aclamadas franquias baseadas na obra de Tom Clancy. Muito inspirado em ‘Metal Gear’, ‘Splinter Cell’ foi lançado ainda para Windows, MacOS, PlayStation 2, GameCube e Game Boy Advance.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!