Em 2020, o Google e a Apple lançaram um sistema de rastreamento API de notificação de exposição da Covid-19 e vários países, como Estados Unidos e Reino Unido, aderiram ao recurso em seus aplicativos. A tecnologia usa o Bluetooth para rastrear o contato e alertar os usuários sobre a possível exposição ao vírus, portanto, salvando vidas de diversas pessoas.

Desde o lançamento em junho de 2020 até agora, a eficácia do sistema de rastreamento era obscuro ou inconclusivo. Entretanto, um novo estudo publicado na Nature com a participação de 13 autores explorou os resultados na Inglaterra e País de Gales.

publicidade

A pesquisa concluiu que o aplicativo pode ter salvado de 4.200 a 8.700 vidas na região, levando em consideração que até o momento, o Reino Unido contabiliza mais de 128.000 vítimas pelo coronavírus.

Além disso, o sistema de rastreamento consegue evitar casos. O estudo indica que cada aumento de ponto percentual no uso do aplicativo resultou em uma redução de 0,79% nos casos. “Nossa análise sugere que um grande número de casos Covid-19 foram evitados por rastreamento de contato através do aplicativo NHS, variando de aproximadamente 100.000 a 900.000 dependendo dos detalhes metodológicos”, explicou a pesquisa.

publicidade

A integração do aplicativo foi vista como um recurso importante pois “os testes ordenados por meio do aplicativo acionam ações automaticamente, sem exigir que o usuário insira o resultado no aplicativo.”

Ademais, o estudo disse que aqueles que instalam o aplicativo podem “manter uma distância maior dos outros do que de outra forma teriam feito, cientes de que o aplicativo monitora a distância e pode aconselhar a quarentena posteriormente”.

publicidade

A Apple e o Google disponibilizaram notificações de exposição Covid-19 sem aplicativos em seus dispositivos, desde setembro de 2020. “O uso de smartphones já é global e, portanto, os aplicativos de rastreamento de contatos que preservam a privacidade devem ser integrados ao kit de ferramentas de saúde pública ”, finalizou o estudo.

Leia mais:

publicidade

Fonte: Android Authority

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!