Twitch reduzirá preço de assinaturas e prevê aumento no ganho dos streamers

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 17/05/2021 19h01
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A Twitch anunciou uma grande mudança no valor das assinaturas do serviço de transmissão ao vivo. Os valores serão alterados para a maior parte dos países da Ásia, América Latina, Oriente Médio, África e Europa, sendo os Estados Unidos a única exceção. A ideia é que o processo comesse no terceiro trimestre de 2021 e os primeiros países serão México e Turquia.

Ao pensarmos na redução do valor das assinaturas, automaticamente pensamos que os stramers (criadores de conteúdo) da plataforma passarão a ganhar menos. Porém, a Twitch afirma que projeta um aumento de ganhos, já que com valores mais baixos, mais usuários poderão assinar o serviço.

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Twitch reduz preço de assinaturas e prevê aumento no ganho dos streamers.
Imagem: Ink Drop/Shutterstock

Atualmente, o plano mais barato da Twitch custa US$ 4,99, que é traduzido para as moedas locais de todo local onde a plataforma está presente. No México será reduzido para o equivalente a US$ 2,41 (48 pesos) e na Turquia para 9,90 libras turcas (US$ 1,20).

A empresa de streaming afirmou em seu blog oficial que não haverá aumento no valor dos planos em nenhum lugar, apenas a diminuição. E, caso esse abatimento afete a receita do streamers a ponto de diminuir além da sua linha de base usual, a Twitch pagará um incentivo de ajuste de receita para compensar a diferença.

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De acordo com o blog oficial da empresa, a Twitch cobrirá 100% do canal da linha de base e sub-receita do Prime (se necessário) por três meses, incluindo o mês da mudança de preço. Depois disso, diminuirá lentamente os pagamentos de incentivos em 25% a cada três meses durante os 9 meses seguintes, totalizando um período de 12 meses de incentivos de ajuste de receita.

O The Verge apontou que os primeiros testes para preços por localidade foram no Brasil e apresentaram dados promissores. Durante os testes a receita dos streamers e a contagem total de assinantes “mais que dobraram”. E o maior intuito do feito é tornar a plataforma mais acessível ao público global.

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Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.