Apple Music vai ganhar suporte a áudio lossless e Dolby Atmos em junho

Apple vai oferecer novos recursos por meio de atualização de software, sem nenhum tipo de custo extra para os assinantes da plataforma
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 17/05/2021 13h22, atualizada em 18/05/2021 14h01
Logomarca do Apple Music é exibida em um smartphone, com dois fones sem fio posicionados ao lado em frente a um fundo azul
Imagem: nikkimeel/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O serviço de streaming de músicas Apple Music vai contar com suporte a áudio lossless e também ao áudio espacial Dolby Atmos no próximo mês. Segundo promessa feita pela Apple, as novidades chegarão por meio de uma atualização de software no aplicativo da plataforma.

O mais surpreendente, porém, é a questão financeira: o Apple Music vai oferecer o áudio lossless e o suporte a Dolby Atmos sem custo extra para quem já é assinante. Em outras palavras, usuários dos planos Família e de estudantes também contarão com uma experiência de áudio mais imersiva e aprofundada.

Leia também

Imagem mostra um homem segurando um smartphone com a logomarca do Apple Music na tela: app receberá suporte a audio lossless e dolby atmos em junho
Novos formatos de áudio chegarão ao Apple Music em junho: a promessa é a de que eles tragam uma maior imersão sonora ao usuário. Imagem: mrmohock/Shutterstock

O áudio lossless é um formato de som sem compressão – ou com o mínimo possível de compressão – que oferece uma qualidade musical muito próxima daquela de um estúdio. Normalmente, ele é visto com mais frequência entre “audiófilos” e entusiastas do mercado fonográfico.

Já a tecnologia Dolby Atmos foi desenvolvida pela Dolby, consistindo, basicamente, de uma expansão aos canais de som surround comuns ao adicionar controles de altura e profundidade, permitindo que você interprete sons em três dimensões.

Na oferta da Apple Music, a empresa antecipa 20 milhões de faixas no serviço com suporte às novidades, com 75 milhões de músicas do catálogo até o final do ano. Entretanto, a empresa confirmou que elas serão exclusivas para assinantes, e não contemplarão compras de faixas na qualidade superior.

O Apple Music conseguirá reproduzir o áudio lossless e a tecnologia Dolby Atmos em todos os dispositivos compatíveis, incluindo iPhones, iPads, Apple TVs e outros lançamentos feitos pela empresa nos anos mais recentes. Entretanto, a empresa não informou o dia exato em que a atualização vai chegar.

Vale lembrar que o áudio lossless está, aos poucos, caindo nas graças do público mais casual: o Spotify tem planos de lançar suas músicas “HiFi” – um nome próprio deles para o mesmo recurso – enquanto a Amazon anunciou recentemente que o “Amazon Music HD” será gratuito a todos os assinantes de sua plataforma Amazon Music Unlimited. Finalmente, o Tidal tem a linha de produtos “Tidal Masters”, com áudio que pode até exceder a resolução de 96 kHz/24 bits.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital