O que devo comer hoje? Qual desses sapatos devo calçar? Devo ir visitar a minha mãe neste fim de semana? Qual série devo começar a assistir nesta noite? Se você tem pavor de que controlem a sua vida, certamente o NewNew não é para você. O aplicativo permite que usuários respondam perguntas sobre a sua vida e ditem os rumos que ela deve tomar. Detalhe: as pessoas precisam pagar para terem o direito de determinar as ações da vida do outro.

De acordo com a descrição do app na loja Apple (o NewNew só está disponível para iOS), as perguntas são formuladas em modo de enquete e cada pacote de votos tem um valor:

  • 5 votos US$ 4,99
  • 10 votos US$ 9,99
  • 25 votos US$ 19,99
  • 35 votos US$ 24,99
  • 75 votos US$ 49,99
  • 150 votos US$ 99,99
  • 350 votos US$ 199,99
  • 450 votos US$ 249,99
  • 1000 votos US$ 499,99

Em entrevista à BBC, o escritor Brandon Wong, 24, que mora em Edmonton, no Canadá, contou que posta de três a quatro enquetes por dia. “Um dia, não sabia se queria comer comida chinesa ou coreana no jantar, então foi muito útil usar o aplicativo para decidir. Também usei as pesquisas NewNew para decidir qual roupa usar naquele dia e muitas outras coisas pessoais”.

NewNew
Brandon Wong é escritor e utiliza o NewNew de três a quatro vezes ao dia. Suas enquetes vão desde o que comer até a escolha do gênero que iria escrever. Imagem: Arquivo Pessoal

Wong, que escreve ficção no site e aplicativo Wattpad, já usou os votos do NewNew para decidir sobre o gênero que escreveria a seguir, além dos nomes dos personagens e desenvolvimentos do enredo.

publicidade

Afinal, o que é o NewNew?

NewNew é uma ideia da empresária Courtne Smith, de Los Angeles, nos Estados Unidos. O aplicativo, que teve sua versão beta lançada em setembro de 2020 e foi disponibilizado no mercado há menos de dois meses, se descreve como “uma bolsa de valores humana por meio da qual você compra ações da vida de pessoas reais, a fim de controlar suas decisões e observar o resultado”.

NewNew
Courtne Smith é cofundadora e CEO do aplicativo que, segundo ela, foi projetado para aproximar fãs e criadores de conteúdo. Imagem: NewNew

De acordo com a revista americana Fast Company, periódico impresso e on-line focado em negócios, tecnologia e design, existem outros aplicativos de pesquisa social semelhantes, como o Wishbone, mas o NewNew tem alguns diferenciais interessantes, como uploads mais dinâmicos com videoclipes e GIFs, em vez de apenas imagens estáticas. 

Segundo Smith, que é cofundadora e CEO da plataforma, embora haja a capacidade de realizar pesquisas em todas as principais redes sociais, elas têm sido “recursos descartáveis”.

A estadunidense explicou que o app foi projetado para ser uma ferramenta de ligação direta entre criadores de conteúdo (escritores, blogueiros, músicos, designers de moda, entre outros) com seus fãs.

Soma-se a isso a possibilidade de monetizar essa conexão. Sempre que um voto é dado, o criador recebe dinheiro. Uma porcentagem é descontada da comissão (não revelada) do NewNew.

Leia mais:

Como funcionam as enquetes no NewNew

Assim que o criador define a pergunta e duas opções de respostas, seus seguidores podem pagar para votar quantas vezes quiserem. Eles não recebem seu dinheiro de volta, independentemente se o seu voto foi o vencedor ou não.

Além de votar, os seguidores também podem pagar mais – a partir de US$ 20 – para pedir a um criador NewNew para fazer algo de sua escolha, como nomear um personagem em um livro, por exemplo. Mas, nesses casos, o criador pode rejeitar todos esses “lances” e, assim, o seguidor não terá descontado esse dinheiro.

Mas será que o NewNew terá apelo de massa como as redes sociais de maior sucesso, como Facebook e Instagram? O especialista em mídia social Matt Navarra disse que não tem essa certeza. “NewNew é como uma mistura de TikTok com BBB. No entanto, parece um pouco enigmático, e eu me pergunto se o valor da novidade terá vida curta. No entanto, se escolher a roupa que um estranho usa causa interesse à geração Z, então poderia ser algo de sucesso.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!