Uma postagem nas redes sociais informando sobre um desaparecimento ocorrido há mais de 30 anos foi fundamental para que o construtor civil Everaldo Germano do Nascimento pudesse finalmente localizar o pai, o aposentado Geraldo Serafim do Nascimento.

Além da foto da época do sumiço, quando Geraldo tinha por volta de 20 anos, também foi utilizada uma projeção simulada por meio de um aplicativo de edição de imagem. A simulação foi feita pelo filho de Everaldo, para auxiliar o pai nas buscas pelo avô.

Postagem feita no Facebook ajudou a encontrar Geraldo Serafim do Nascimento, desaparecido há mais de 30 anos. Imagem: Reprodução Facebook

Atualmente com 73 anos, o idoso foi encontrado em Bertioga, litoral sul de São Paulo. O filho se surpreendeu com a reação do pai. “O que me marcou foi o abraço que ele deu. Quando perguntei se ele tinha irmão, ele disse o nome, e quando perguntei o nome dos filhos, ele falou de todos nós. Quando o rapaz que o acompanhava falou que eu era o filho mais velho, ele largou tudo que estava na mão e me abraçou. Nunca tive um abraço igual a esse, um abraço de um pai que sentiu a ausência do filho por anos”, relatou Everaldo em entrevista ao G1.

Após informações passadas por comentários na postagem, Everaldo marcou o encontro com conhecidos de Geraldo, no último sábado (15). Na ocasião, eles tiveram a confirmação de que o senhor era mesmo o pai de Everaldo diante dos fatos e nomes citados pelo idoso. O momento em que ele descobre que estava na frente do seu filho mais velho foi registrado pelos familiares. Depois disso, Geraldo foi levado para cortar o cabelo e almoçar.

publicidade
Filho sentiu o abraço do pai pela primeira vez após mais de 30 anos sem se verem. Imagem: Arquivo Pessoal

Família é da Paraíba

Segundo Everaldo, toda a família é natural da Paraíba. Após se separar da mãe de Everaldo, Geraldo se mudou para Guarujá. Como a mãe do construtor quis ir para o Rio de Janeiro, doando todos os filhos para parentes próximos cuidarem, Everaldo acabou sendo criado pela avó. O último contato que teve com o pai, que o visitou algumas vezes, foi aos 14 anos.

Everaldo acabou se casando e se mudando para São Paulo, onde, até hoje, mora com os filhos e a esposa. A procura pelo pai começou há 24 anos, buscando por documentações e pessoas que o conheciam. Comentários e pistas falsas que davam conta de que o idoso já estaria morto chegaram a desestimular as buscas. Mas, diante da inexistência de um atestado de óbito, Eliane Almeida Nascimento, esposa de Everaldo, decidiu retomar a procura pelo sogro.

Everaldo Germano do Nascimento posa ao lado do pai, Geraldo Serafim do Nascimento, após reencontro marcado pelas redes sociais, com apoio da família e de amigos do idoso. Imagem: Arquivo Pessoal

Foi de Eliane, cabeleireira, a ideia de postar a foto de Geraldo jovem nas redes sociais, acompanhada da imagem simulando sua atual aparência. As imagens rodaram nas redes sociais, até que chegaram a conhecidos do idoso em Bertioga. 

Leia mais:

De acordo com o casal, o aposentado mora em um rancho muito humilde. O reencontro contou com a presença de amigos de Bertioga de Geraldo, além do casal e dos filhos, netos do idoso. No reencontro com o filho, ele teve a chance de conhecer a família que não sabia que tinha. “Meus filhos puderam conhecer o avô”, comemora Eliana.

Everaldo ficou impressionado com o carinho que recebeu do pai e com sua humildade. “Para mim, foi muito emocionante, uma coisa que eu nunca tive na minha vida, e consegui graças à minha esposa. As pessoas não tinham esperança de ele estar vivo. Graças a Deus, deu tudo certo, estamos muito contentes, as pessoas gostam muito dele”, explica.

Agora, a família pretende proporcionar uma melhor qualidade de vida para ele, além de levá-lo até os outros filhos e apresentá-lo para os demais netos. “Se depender da gente, vamos dar todo o apoio. Não vamos ficar vivendo de passado, vamos viver daqui pra frente, tirar o atraso daquilo que a gente não pôde ter, de convivência, de abraço”, afirma Everaldo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!