O evento Google I/O 2021 começou com um número musical diferente nesta terça-feira (18). Um “grupo” chamado “Blob Opera” (Ópera das Bolhas, em tradução livre) se juntou a dois músicos do Tune-Yards no palco, como parte de um experimento do Google Arts & Culture com o artista David Li. A Blob Opera é um projeto de aprendizado de máquina, em que cantores reais emprestaram suas vozes para criar uma banda virtual interativa.

“Cantores de ópera usam suas vozes como instrumentos musicais expressivos e belos e eu estava interessado na ideia de fazer versões interativas dessas vozes, para que qualquer pessoa pudesse tocar com elas”, explicou David Li, sobre o projeto que começou no final de 2020.

Leia mais:

Antes do lançamento, em dezembro, a equipe de produção juntou amostras de vozes dos cantores de ópera. Quatro artistas gravaram sozinhos em estúdios para produzir diferentes sons, para ensinar o computador a cantar.

publicidade

“Imagine tentar criar um tipo de mapa de som com diferentes elementos – vogais, consoantes, todas as notas diferentes – e, em seguida, reunir tudo para treinar um algoritmo”, explicou a produtora da Google Pamela Peter-Agbia, que levou o experimento musical ao I/O.

Os cantores que emprestaram suas vozes para a Blob Opera. Imagem: Google/Divulgação

Foram usadas 16 horas de cantoria para alimentar uma rede neural convolucional, que aprendeu a reproduzir cada tipo de voz baseado no que ouvia. Dois modelos foram criados, sendo um que ensinou o computador a cantar e outro que ensinou harmonia, combinando tudo na Blob Opera.

O conjunto musical virtual ganhou um novo visual para o Google I/O e, além da apresentação, estará disponível online, onde qualquer um poderá interagir. A Blob Opera pode também ir para diferentes ligares, com um setlist adaptado para que as bolhas cantem músicas tradicionais e locais.

O site do Google Arts & Culture disponibiliza os experimentos e é possível, pelo aplicativo para Android ou iOS, descobrir mais sobre as performances.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!