A internet está presente na vida das pessoas há muito tempo e possibilita o contato entre populações de todo mundo. Um dos principais motivos para isso são as redes sociais, onde passamos a partilhar diversos momentos importantes de nossa vida.

O contato com essas plataformas foi intensificado com a pandemia, afinal, encontros presenciais passaram a ser evitados para mitigar a proliferação do vírus. As ferramentas digitais se tornaram, então, o principal meio de comunicação em todo o mundo.

#EuMeCuido: Facebook, YouTube, Twitter e outras redes se unem para ressaltar importância das medidas contra Covid-19
Veja quais coisas você deve tomar cuidado ao postar nas redes sociais.
Imagem: Tracy Le Blanc (Pexels)

Existem redes para todos os gostos e idades, cada uma delas é focada em um público e leva a uma finalidade. E, apesar de garantir entretenimento, sempre é preciso tomar cuidado com pessoas mal-intencionadas que podem explorar as informações que você divulgou abertamente.

Pensando em te ajudar a manter a privacidade e a sua segurança, vamos listar 6 coisas que você deve tomar cuidado ao compartilhar em qualquer rede social. Saiba mais!

publicidade

1 – Informações sobre sua rotina

Com o celular na palma das mãos, podemos acabar mostrando todos os nossos passos diários. Como, por exemplo: trajetos, horários e locais que sempre frequentamos.

Mas é fácil esquecer que a maior parte dos roubos acontece durante o dia e em momentos nos quais as pessoas não estão em casa. Deixar essas informações públicas, para qualquer um acessar, pode contribuir com a ação de criminosos.

2 – Seu endereço

É comum vermos fotos tiradas na porta da casa das pessoas, ou então vídeos de presentes e encomendas que chegaram. Isso pode ser muito perigoso, pois não se sabe a real intenção das pessoas que te acompanham nas redes.

E, complementando a dica anterior, pode facilitar a ação de criminosos para chegar até você.

3 – Planos de férias e viagens

Viajar é ótimo e dá muita vontade de compartilhar momentos especiais que estamos vivendo durante um passeio. Porém, lembre-se que essa é mais uma chance de avisar invasores de que há uma grande possibilidade da sua residência estar vazia.

Dê preferência para compartilhar os momentos especiais quando já estiver de volta, ou então restrinja as postagens a um grupo seleto de amigos.

Leia também!

4 – Selfies reveladoras

Nossa aparência nas fotos é, no geral, nosso maior enfoque e preocupação. Por isso mesmo, é comum esquecermos de olhar quais informações aparecem ao redor da imagem.

Evite, por exemplo, fotos que mostram a frente de sua casa, diplomas que estejam pendurados na parede, e até mesmo informações que estiverem anotadas em algum quadro no escritório.

5 – Informações sobre a empresa em que trabalha

Passamos grande parte do dia no trabalho e, consequentemente, compartilhamos informações dele.

Cuidado para não deixar escapar nada confidencial e pense bem no que vai compartilhar publicamente. Lembre-se de que a maior parte das empresas hoje também estão conectadas e podem te acompanhar virtualmente.

6 – Cartões de vacina

Com a chegada das vacinas contra a Covid-19, se tornou comum as pessoas publicarem fotos comprovando que tomaram o imunizante, como uma forma de incentivar os demais e até comemorar a esperança no futuro melhor após um momento tão turbulento. Mas vale ressaltar que os cartões de vacina possuem informações importantes e pessoais. Se quiser postar a foto mesmo assim, lembre-se de borrar o que não deve ser exibido antes de publicar.

Via: How to Geek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!