A ArcelorMittal anunciou na terça-feira (18) a criação de um fundo de investimentos de R$ 100 milhões para apoiar o desenvolvimento de startups no país e na América Latina.

O fundo Smart Ventures, como foi chamado, pretende alcançar 15 startups nos próximos quatro anos e mira empresas com potencial de crescimento nas áreas de siderurgia, mineração, construção civil, indústria, sustentabilidade, logística, comercial, varejo e distribuição. Além do aporte, o grupo também oferecerá mentorias para as empresas selecionadas.

Por ora, a siderúrgica é a única cotista do fundo, que é o primeiro Corporate Venture Capital (CVC) criado pela companhia no mundo. A iniciativa acompanha o reposicionamento da empresa, que deseja estimular a inovação na indústria do aço. Uma nova diretoria também foi instaurada voltada à estratégia, inovação e transformação de negócio.

Imagem mostra um fundo verde folha; à frente, uma mão segura uma lâmpada acesa e, ao redor, há imagens de ícones que lembram sustentabilidade e meio ambiente
Sustentabilidade é uma das áreas que o fundo da ArcelorMittal busca investir. Crédito: Shutterstock

“O aporte reforça o olhar da empresa para o futuro, que é o que a mantém há 100 anos atual e apta a constantes desafios, além de líder na produção de aço no Brasil”, destaca Jefferson de Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil.

publicidade

Leia mais!

Paula Harraca, executiva que está na ArcelorMittal há 17 anos e atua como diretora de pessoas, comunicação, investimento social e inovação (CHRO) irá liderar as ações do fundo que, segundo ela, precisam integrar estratégias da agenda ambiental, social e de governança (ESG, da sigla em inglês) com o desenvolvimento de novos negócios.

“Diante deste cenário, o segmento de aços longos da ArcelorMittal ousa ao agrupar agendas de futuro que não costumam estar unidas em uma mesma diretoria, por entender que são interdependentes e que na sua integração se cria um lugar de potência transformadora para alavancar a performance da empresa de forma sustentável”, explica Paula.

A ArcelorMittal já possui um hub de inovação do setor siderúrgico há três anos: o Açolab. O fundo Smart vem para expandir e impulsionar esse laboratório de inovação, que conecta atualmente mais de 4,5 mil startups, sendo 30% brasileiras.

Fonte: IT Forum 365

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!