A Apple anunciou nesta quarta-feira (19) atualizações de software desenvolvidas para melhorar a usabilidade de seus produtos por parte de pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas.

Além dos novos recursos, que chegarão a todos os sistemas operacionais da Apple ainda esse ano, a empresa lançará o SignTime nesta quinta-feira (20). O novo serviço, que no momento será disponibilizado apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e França, permitirá que os usuários entrem em contato com a Apple Care e com o Atendimento ao Cliente por meio de seus navegadores utilizando a linguagem de sinais oficial de cada país.

publicidade

Leia mais:

Além disso, os consumidores que visitarem as lojas da Apple poderão usar o SignTime para encontrar um intérprete de linguagem de sinais sem precisar reservar um horário com antecedência.

publicidade
Apple SignTime
A Apple lançará primeiramente nos Estados Unidos, Reino Unido e França o SignTime, que permitirá o contato via navegador por meio de linguagem de sinais. Foto: Apple

Quais são as atualizações de software da Apple

Um dos novos recursos de acessibilidade anunciados pela Apple é o AssistiveTouch, disponibilizado no watchOS. Com eles, usuários com dismetria dos membros superiores poderão utilizar mais facilmente as funcionalidades Apple Watch por meio de gestos com o braço ou com a mão, ao invés de toques na tela ou nos controles.

Outra novidade das atualizações de software da Apple está no iPadOS. O sistema operacional oferecerá suporte a dispositivos de rastreamento ocular de terceiros, o que significa que as pessoas poderão controlar seus iPads apenas com o movimento dos olhos.

publicidade

Além disso, a Apple lançará novos recursos para o VoiceOver, leitor de tela para pessoas com deficiências visuais. Atualizações recentes trouxeram a funcionalidade de descrição de imagens para o leitor e agora, os usuários poderão navegar e extrair mais detalhes das pessoas, objetos, textos, dados, entre outras informações disponíveis nessas imagens. As pessoas poderão também fazer marcações, adicionando suas próprias descrições para personalizar fotos de família, por exemplo.

Entre os novos recursos da Apple está também o suporte para novos aparelhos auditivos bidirecionais MFi (Made For iPhone, feito por iPhone, em português). Os microfones dos aparelhos da próxima geração de parceiros, que serão disponibilizados ainda este ano, permitirão que pessoas com deficiência auditiva tenham conversas por telefone e FaceTime com as mãos livres. 

publicidade

Além disso, a Apple trará também suporte para reconhecimento de audiogramas, gráficos que mostram resultados de testes de audição, no recurso de Adaptações de Fone de Ouvido. Com isso, os usuários poderão personalizar ainda melhor o áudio com o resultado obtido com seus testes.

Por fim, a empresa está introduzindo também novos sons de fundo para ajudar a minimizar distrações e ajudar os clientes a se concentrar, manter a calma e mesmo descansar. Ruídos equilibrados, sons de oceano ou chuva, por exemplo, poderão ser reproduzidos em segundo plano para mascarar sons externos ou indesejados.

Apple introduz novos Memojis
Além das atualizações de software, a Apple introduzirá também novos Memojis. Foto: Apple

Outras novidades chegando

Além das principais atualizações dos softwares da Apple, outras novidades que devem chegar em breve são a personalização das configurações de exibição e tamanho do texto para deixar a tela mais fácil de ver e também do Memoji, que passará a representar melhor usuários com tubos de oxigênio, implantes cocleares, entre outros.

Fonte: Apple