Se você é usuário assíduo do Twitter, acredita que tem relevância na rede social e deseja ser um dos verificados, sua hora chegou! A plataforma lança, nesta quinta-feira (20), seu novo processo de verificação de conta. E o melhor: a solicitação, agora, poderá ser realizada pelo aplicativo do celular.

A novidade, que tem como objetivo globalizar as contas verificadas – uma vez que, atualmente, alguns países têm mais perfis verificados que outros -, foi desenvolvida junto com os mais de 33 mil feedbacks que a plataforma recebeu de seus usuários. Os comentários também foram essenciais para a construção das novas políticas de verificação do Twitter.

E como o Twitter decide quem deve ser verificado ou não?

Antes de mais nada, é preciso que o usuário tenha um nome de perfil e uma foto que atenda aos critérios de uma das categorias abaixo:

  • Governo;
  • Empresas, marcas e organizações;
  • Organizações de notícias e jornalistas;
  • Entretenimento;
  • Esportes e jogos;
  • Ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes.

Além disso, a conta também precisa ter e-mail e/ou telefone confirmados e:

publicidade
  • Ser autêntica: precisa conter informações verdadeiras sobre quem é você e o que você faz;
  • Ser ativa: é fundamental que o usuário tenha feito login ao menos uma vez nos últimos seis meses e ter histórico de boa conduta, respeitando os termos e regras da plataforma.

Vale ressaltar, porém, que os requisitos podem mudar um pouco de país para país.

Segundo B. Byrne, gerente de produtos do Twitter, e Sarah Hussain, responsável pela política da rede, a plataforma enxerga como perfis verificados aqueles que “seguem a filosofia de liderar pelo exemplo, tuítar aos outros como eles querem ser tuítados e servir à conversa pública com autenticidade, respeito e consideração”.

“Com o lançamento do aplicativo de hoje, também estamos introduzindo novas diretrizes para contas verificadas no Twitter. Essas diretrizes de verificação têm como objetivo encorajar conversas saudáveis ​​para o aprimoramento da comunidade do Twitter em geral. Esperamos continuar nosso trabalho para dar às pessoas mais maneiras de se identificar e se expressar no Twitter para gerar conversas mais informadas e saudáveis”, diz a nota oficial da empresa.

Como fazer a solicitação no app do Twitter

A partir de hoje, e com o decorrer das próximas semanas, todos os usuários do Twitter poderão fazer o pedido pelo aplicativo. O novo processo é muito mais simples que o anterior, basta seguir o passo a passo abaixo.

1º passo: ir até “Configurações e privacidade” e fazer a solicitação;

twitter
Imagem: Twitter

2º passo: escolher qual categoria você se encaixa;

twitter
Imagem: Twitter

3º passo: inserir informações como foto, e-mail e site que estejam relacionadas à categoria escolhida acima;

twitter
Imagem: Twitter

4º passo: esperar a análise do Twitter.

Imagem: Twitter

Algumas dúvidas sobre o novo processo de verificação do Twitter

Eu já sou verificado, preciso refazer o processo?

Se você já é verificado, não precisará refazer a solicitação. Mas fique atento: o Twitter removerá automaticamente o selo verificado de contas que não atendem mais aos critérios atualizados pela nova política de verificação, como aquelas que estão inativas ou incompletas.

Meu selo não foi aprovado, e agora?

Sua solicitação não foi aprovada e você continua sem selo de verificado? Calma, não se desespere. O Twitter permitirá que o usuário se candidate quantas vezes quiser, mas respeitando o limite de apenas uma solicitação a cada 30 dias.

Eu consegui o selo porque trabalho em uma determinada organização. Se eu sair dela, perco a verificação?

Neste caso, o Twitter informa que vai depender de cada caso e que terá uma equipe exclusiva para cuidar apenas das demandas de verificação.

Leia mais:

Número de seguidores é essencial para conseguir a verificação?

Quantas pessoas te seguem será um dos requisitos de análise, mas apenas isso. Ele não será o critério mais determinante.

Acho que uma conta não deveria ser verificada, posso fazer reclamação?

Não. Até o momento, o Twitter não desenvolveu essa opção para os usuários. As análises ficarão restritas, por enquanto, para a equipe responsável pelas demandas de verificação.

Se um político quebrar uma regra do Twitter, ele perderá o selo?

Sim. Segundo a empresa, todas as contas serão tratadas iguais e precisarão respeitar as regras e termos da plataforma.

Twitter aproveitou para anunciar outras duas novidades

Aproveitando o anúncio da volta da verificação, o Twitter revelou outras duas novidades.

O perfil receberá uma nova aba chamada “Sobre”, onde o usuário colocará informações pessoais como local onde mora, data de aniversário e criação da conta, além da principal novidade: o pronome pelo qual o usuário deseja ser chamado.

Além disso, a plataforma agora indicará quais contas são automatizadas (os famosos “bots”) e quem as administra. Questionado pelo Olhar Digital se essa atualização é uma forma de lidar com os perfis falsos que divulgam e instigam fake news no Twitter, Byrne afirmou: “Focamos nossos esforços para ajudar as pessoas entenderem quem elas seguem e se é confiável ou não”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!