Zhurong, o rover chinês em Marte, deixou sua plataforma neste sábado (22) para começar a explorar a superfície do planeta, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China.

Sua missão é simples: viajar pelo Planeta Vermelho para coletar informações e realizar explorações científicas. O robô, que é impulsionado por energia solar, conta com seis rodas e seis cargas úteis, tais quais:

publicidade
  • Câmera de terreno configurada;
  • Radar de detecção de subsuperfície;
  • Detector de composição de superfície;
  • Câmera multiespectral, dentre outros.
Imagens do robô Zhurong, da China, em sua missão de exploração em Marte
Painéis solares do robô Zhurong, da China, são exibidos em imagem capturada pelo veículo no solo de Marte. Imagem: China National Space Administration/Divulgação

A exploração do rover faz parte da missão Tianwen, que tem como objetivo estudar as várias características de Marte, incluindo sua morfologia e estrutura geológica, estrutura interna, características do solo, composição, ionosfera, distribuição de água e gelo, atmosfera, clima e aspectos físicos.

A missão também conta um satélite que ficará encarregado de localizar um terreno propício para a montagem de uma estrutura de coleta de amostras para quando futuras missões retornarem ao planeta.

publicidade

Leia também

Com sua chegada, a China se tornou o terceiro país a pousar em Marte, precedida pela União Soviética e EUA. O Zhurong, que pesa mais ou menos 250 quilos, deve continuar seu trabalho por cerca de três meses.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!