Longe de ser uma novidade e sem trazer grandes mudanças no decorrer do tempo, ‘Pokémon Go‘ segue como um sucesso estrondoso cinco anos após o lançamento. O jogo mobile, que mostra fôlego invejável, teve, apenas nos EUA, receita de US$ 347 milhões em 2020, crescimento de 45% em relação ao volume de 2019 (US$ 240 mi). As informações são do 123 scommesse.
Parte mais expressiva da receita veio de usuários de Android, que geraram receita estimada de US$ 202 milhões em território norte-americano. Foi a primeira vez na existência do aplicativo que as compras dentro do jogo superaram a marca de US$ 200 mi na Google Play. Na Apple App Store, a arrecadação para o mesmo período nos Estados Unidos foi de cerca de US$ 145 mi, um expressivo crescimento de mais de 50% em relação a 2019.
Leia mais:
- Novo jogo dos criadores de ‘Pokémon GO’ mistura realidade aumentada com 5G; veja teaser
- “Pokémon Go” em realidade aumentada: Niantic quer levar game ao HoloLens 2
- Carta rara de ‘Pokémon’ é leiloada por mais de R$ 1 milhão nos EUA
A receita total para as Américas em 2020 foi de US$ 380 milhões. Na Ásia, o maior mercado de ‘Pokémon Go’, a receita para o período foi de US$ 392 mi, crescimento de 43% em relação a 2020. Juntos, Europa, Oriente Médio e África foram responsáveis por US$ 151 milhões de receita no ano passado, aumento de 33,5%, no comparativo com 2019.
Embora venha crescendo em faturamento desde 2017, o desempenho de 2020 chama a atenção principalmente em razão das mecânicas do jogo. Com recursos em realidade aumentada, o game foi concebido para estimular a interação dos jogadores com o ambiente exterior, e incentiva os usuários a caminharem em busca de novos pokémon. Considerando o início da pandemia e as medidas de isolamento social, não seria surpresa uma queda no interesse dos usuários.
Capturando pokémon em casa

Alguns recursos, como a tarefa de chocar ovos das criaturas, exigem que os jogares caminhem e a quilometragem registrada é convertida em recompensas. Outro aspecto social do jogo é evidenciado nas chamadas raides, eventos de curta duração em que jogadores devem se dirigir a locais predeterminados para participar de batalhas pokémon. Em algumas situações, a presença de mais usuários nessas batalhas é indispensável para o sucesso da missão.
Ainda em março de 2020, a Niantic, desenvolvedora do título, implementou mudanças no jogo como forma de estimular o distanciamento social. Entre as modificações estavam a redução pela metade nas distâncias necessárias para chocar ovos, maior tempo de duração dos incensos que atraem pokémon etc.
Em outubro do mesmo ano, maior parte das medidas foi descontinuada, sob pretexto de estimular os jogadores a se exercitarem ao ar livre. No mês seguinte, no entanto, a companhia anunciou novos ajustes, em razão da continuidade da pandemia. Embora a distância necessária para chocar ovos de pokémon tenha voltado às métricas habituais, em alguns eventos especiais as distâncias podem ser reduzidas. Durante a Páscoa de 2021, por exemplo, os jogadores puderam chocar ovos caminhando apenas metade das distâncias habitualmente necessárias.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.