A tecnologia avança conforme os anos e trás consigo debates sobre valor. Assim como diversos filmes de ação, seria a tecnologia algo que pode ser considerado inerentemente bom ou inerentemente mau? O tema divide opiniões e um vídeo de animação com inteligência artificial fazendo rap usando vozes sintetizadas e de maneira inusitada repercutiu bastante.

O vídeo é um trabalho da Replica – uma startup de inteligência artificial – que realiza conteúdos interessantes com fala sintética. A empresa contou que um funcionário descobriu como capturar áudio ao vivo de si mesmo fazendo rap e transferir “o tempo, a cadência e a energia de sua apresentação para uma de nossas vozes de inteligência artificial”. 

publicidade

Além disso, adicionou um pouco de animação 3D, renderização e pronto, este vídeo é o resultado. O recurso é uma integração a ser anunciada na GDC em julho deste ano, entre as ferramentas de síntese de voz. Assim, qualquer pessoa será capaz de “criar diálogos com sincronização labial para jogos e filmes, e até mesmo rap”, de acordo com a Replica.

Leia mais:

publicidade

Fonte: The Verge

Inteligência artificial aperfeiçoa escrita e pode guinar a desinformação

A inteligência artificial é um avanço da tecnologia que inova diversas tarefas rotineiras. Cada vez mais lapidada, a ferramenta já é capaz de gerar um texto coerente, levantando também a questão de que pode ser usada como uma fonte de desinformação e mais notícias falsas.

publicidade

Uma equipe de especialistas em desinformação demonstrou como é poderoso o algoritmo, chamado GPT-3. Por mais que a inteligência artificial possa não ser compatível, os resultados sugerem que a tecnologia pode amplificar algumas formas de enganar as pessoas.

Para saber mais, acesse a reportagem no Olhar Digital.

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!