Dois cosmonautas russos vão realizar uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) na quarta-feira, 2 de junho, para continuar a preparar o módulo Pirs para desacoplamento e descarte ainda este ano. A transmissão, no canal Nasa TV do YouTube, começará às 2h00 (horário de Brasília). A caminhada em si está prevista para as 2h20.

Os engenheiros de voo Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, da Roscosmos, emergirão do módulo Poisk para uma caminhada no espaço que deve durar cerca de seis horas e meia.

publicidade

Os dois cosmonautas irão desconectar todas as ligações mecânicas externas entre o Pirs e a ISS, reposicionar o hardware de caminhada no espaço e antenas, e realocar outros equipamentos anteriormente usados para ancoragem de espaçonaves ao Pirs.

Leia mais:

Durante a caminhada no espaço, os cosmonautas prepararão Pirs para sua remoção usando a espaçonave de carga Progress 77, abrindo caminho para a chegada do novo Módulo de Laboratório Multiuso Russo chamado “Nauka”, que significa “ciência” em russo. O desacoplamento do Pirs está programado para meados deste ano, cerca de dois dias após o lançamento de Nauka do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Os cosmonautas também irão substituir um regulador de fluxo de fluido no módulo Zarya e substituir as amostras de ciências biológicas e materiais no exterior dos módulos russos.

Novitskiy, designado membro 1 da tripulação extraveicular (EV1), vestirá um traje espacial russo Orlan com listras vermelhas. Dubrov será o membro 2, (EV2) e usará um traje espacial com listras azuis.

Caminhadas espaciais para reparos e upgrades na Estação Espacial Internacional são rotina para os ocupantes. Imagem: Nasa/Divulgação
Caminhadas espaciais para reparos e upgrades na Estação Espacial Internacional são rotina para os ocupantes. Imagem: Nasa/Divulgação

Esta será a primeira caminhada no espaço para os cosmonautas e a 238ª caminhada espacial em geral em apoio à montagem, manutenção e atualização da Estação Espacial Internacional. Ele também marca a sexta caminhada no espaço de 2021.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!