Smithsonian restaura primeiro traje de astronauta americano para exposição

Exibição “Destination Moon” já está em exibição e tem patrocínio de Jeff Bezos: especialistas dizem que material está em boas condições
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 28/05/2021 13h31, atualizada em 28/05/2021 17h28
Freedom 7
Imagem: Nasa/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Museu Smithsonian está restaurando o primeiro traje de um astronauta norte-americano. Ele foi usado por Alan Shepard durante a Freedom 7, a primeira missão da Nasa ao espaço. Também está sendo restaurada a cápsula Mercury na qual Shepard viajou ao espaço e voltou à Terra. Segundo os especialistas, mesmo depois de 60 anos, ambos os itens estão em boas condições.

A missão Freedom 7 foi lançada em 5 de maio de 1961, subindo a 185 quilômetros em um voo de aproximadamente 15 minutos. Na época, a viagem teve um enorme significado tecnológico e político já que os EUA estavam em plena Guerra Fria, atrasados em relação à antiga União Soviética, que havia lançado o major Yuri Gagarin ao espaço em abril do mesmo ano.

Leia também

Imagem mostra uma restauradora do Museu Smithsonian, incumbida de restaurar a primeira roupa do astronauta Alan Shepard, bem como a cápsula onde ele comandou a primeira viagem dos EUA ao espaço
A cápsula Mercury, a primeira que os EUA enviaram ao espaço, é parte de uma exposição promovida pelo Museu Smithsonian. Imagem: Smithsonian/Divulgação

“Essa foi a primeira viagem espacial da América, e foi um momento crucial em nossa história”, disse Raina Chao, restauradora a serviço do Museu Nacional Aéreo e Espacial. “Nós tivemos vários momentos cruciais na aeronáutica, e este foi o primeiro no espaço”.

O Smithsonian, desde então, tem guardado o primeiro traje do astronauta e a cápsula para exibições diversas pelo mundo.

Segundo registros históricos, ao contrário do Major Gagarin, Shepard tinha algum grau de controle sobre a sua nave, na qual apenas parte dos sistemas eram remotos ou automatizados.

Segundo Gene Krantz, autor do livro “Failure is not an Option”, sobre a missão, quando questionado pelos repórteres sobre o que sentiu momentos antes do lançamento, Shepard teria respondido, brincando,“Pensei no fato de que cada componente dessa nave foi feito por quem ofereceu o menor preço”.

No dia 5 de maio deste ano, aniversário de 60 anos da missão, os artefatos foram exibidos no Centro Steven F. Udvar-Hazy, mantido pelo Smithsonian na Virginia. Agora, o primeiro traje do astronauta e a cápsula Mercury voltaram para a ala de conservação, pois serão remanejadas permanentemente para a exposição “Destination Moon” do museu – que tem Jeff Bezos e sua ex-esposa Mackenzie como principais patrocinadores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital