Smartphones Pixel podem ganhar função de tradução de apps

Novidade foi vista por desenvolvedores no código do Android 12, sugerindo que família de celulares do Google pode estrear o recurso
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 28/05/2021 10h56, atualizada em 28/05/2021 11h54
Imagem mostra um smartphone Pixel 5 apoiado em um bando de madeira, com uma mulherà sua frente. O celular está virado com a tela para baixo e a mulher veste moletom rosa e calça legging preta
Imagem: Google/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A linha de smartphones Pixel, do Google, pode vir a ganhar um recurso de tradução de apps, graças a uma mudança vista por especialistas dentro do código do Android 12.

Segundo o XDA Developers, após a empresa de Mountain View lançar o primeiro beta do Android 12 (durante o Google I/O 2021), o código de base da nova versão do sistema operacional ganhou uma nova API (interface de programação) chamada “android.view.translation package”.

Depois, o desenvolvedor Mark Murphy, do blog Commonsware, corroborou as informações, dizendo que o pacote viria a oferecer “traduções fornecidas via sistema para strings visíveis ao usuário”, argumentando que isso tornaria apps com suporte a vários idiomas mais acessíveis ao público.

Leia também

Imagem mostra o Pixel 5, um dos smartphones que pode oferecer recurso de tradução de apps pelo Android 12
Linha de smartphones Pixel pode vir a oferecer função de tradução de aplicativos, segundo linhas específicas de código encontradas no Android 12. Imagem: Google/Divulgação

Basicamente, a ideia é que se crie uma oferta conjunta entre hardware (o smartphone) e software (o Android 12) para que o pacote possa exibir versões traduzidas da interface dos apps em idiomas suportados pelo Android.

Segundo o XDA, porém, essa função não será padronizada: faz sentido que os smartphones Pixel façam a estreia da tradução de apps (os smartphones devem chegar no segundo semestre), mas seu uso dependerá de um “serviço de tradução” para funcionar – algo definido pela linha “config_defaultTranslationService”, um valor definido especificamente para a primeira versão beta do Android 12 em smartphones Pixel.

Imagem mostra um bloco cheio de linhas de código pertinentes ao Android 12
Código do Android 12, com menções a um serviço de tradução de apps que integra software e hardware. Imagem: XDA Developers/Reprodução

A linha de código acima foi implementada pelo Google por meio de um pacote RRO (“Runtime Resource Overlay”), e a expectativa é a de que o serviço de tradução não seja limitado a apenas “um” modelo específico do Pixel, mas talvez seja restrito à família de smartphones Pixel. Ao menos, em um primeiro momento.

Assim como faz em todo rumor envolvendo o Android 12 ou sua própria linha de celulares, o Google não comentou as informações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital