Três astronautas serão enviados à estação espacial chinesa em junho

Lançamento da cápsula Shenzhou 12 levará os astronautas até a estação Tianhe, a terceira lançada pelo país em seu programa espacial
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 31/05/2021 13h11, atualizada em 31/05/2021 16h46
Bandeiras-da-China
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A China vai enviar três astronautas para a sua estação espacial – intitulada “Tianhe” (“Harmonia Paradisíaca”, na tradução literal) – em junho de 2021, segundo informe do sistema nacional de radiodifusão do país. A missão ainda não tem um dia definido.

A notícia foi confirmada por Yang Liwei, o diretor interino de design do programa espacial tripulado do governo chinês e primeiro cidadão do país asiático a orbitar a Terra, em 2003. Ele não ofereceu detalhes quanto às identidades dos três astronautas, mas confirmou que eles farão a manutenção periódica da estação espacial, bem como vão conduzir “operações científicas”.

Leia também

Astronautas a serviço do governo chinês irão para a estação espacial Tianhe em junho
Estação espacial Tianhe é a terceira lamçada pela China ao espaço e receberá em junho três astronautas do programa de lançamentos do país. Imagem: CCTV/Divulgação

A estação espacial Tianhe é a terceira lançada pela China ao espaço – além de ser a maior de todas até agora. Seu módulo principal foi à órbita em 20 de abril deste ano. A missão Shenzhou 12, que levará os três astronautas à estação, será lançada da base Jiuquan, na região noroeste do país.

No último domingo (30), a missão Tianzhou-2 chegou à estação espacial, levando quase sete toneladas de carga, incluindo trajes espaciais, roupas, comida e equipamentos para os astronautas, bem como combustível para o funcionamento do local.

Até o final de 2022, a China planeja lançar um total de 11 missões em direção à estação, entregando mais mantimentos, além de dois módulos extras, totalizando 70 toneladas de peso de toda a estrutura.

Liwei foi questionado pela imprensa local se haveriam mulheres na missão. Segundo o diretor, “nesta missão, elas não estarão presentes”, mas missões futuras “certamente” contarão com a presença feminina. Ao todo, a China já mandou ao espaço 11 astronautas, sendo três mulheres – a primeira, Liu Yang, viajou em 2012.

O programa espacial chinês vem adquirindo ambições maiores em 2021: neste mês de maio, o governo conseguiu aterrissar em Marte a missão Tianwen-1, que carregava o rover Zhurong.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital