Os pesquisadores do Instituto Francis Crick estudaram o primeiro ponto em que o coração se forma durante o desenvolvimento embrionário. Pela primeira vez, eles revelaram que cada parte do coração tem uma origem única. O estudo foi aplicado em ratos e publicado na PLoS Biology.

Sendo assim, conforme o embrião se desenvolve, as células se tornam mais especializadas para formar diferentes tecidos e órgãos. O período chave é conhecido como gastrulação, que leva à formação dos principais tecidos do corpo, como o coração.

A equipe identificou as células que formam o coração durante a gastrulação e depois, traçou o destino de cada uma individual desde o estágio inicial até que o coração estivesse totalmente formado. Portanto, as quatro câmaras do coração têm origens espaciais e temporais distintas. 

O chefe do Laboratório de Biologia do Desenvolvimento de Crick, Jim Smith disse: “Investigar como diferentes tipos de células em um embrião se formam no momento certo e no lugar certo é crucial para entender por que isso às vezes pode dar errado. As doenças cardíacas congênitas afetam ao redor de um deles. Em 180 bebês em todo o mundo e trabalhos como os nossos podem ajudar a explicar por que apenas uma única câmara do coração é afetada em defeitos cardíacos, como a hipoplasia do ventrículo esquerdo.”

publicidade

Na pesquisa, os cientistas mediram a atividade do gene em células individuais e concluíram que genes distintos estão ativos nos predecessores do coração nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário. O autor principal e bolsista pós-doutorado no Crick, Kenzo Ivanovitch contou que a descoberta de que diferentes partes do coração surgem em locais variados pode ajudar a construir melhores modelos usando células-tronco. “Os métodos atuais produzem uma mistura de células atriais e ventriculares que podem tornar mais difícil o estudo de doenças que afetam determinadas câmaras do coração”, argumentou.

Leia também!

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!