Na tarde desta quarta-feira (2), morreu o paciente de 71 anos com Covid-19 e suspeita de fungo negro. Ele estava internado em estado grave, no Hospital Adventista do Pênfigo, localizado em Campo Grande (MS). O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O idoso apresentou os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 9 de maio, porém, só no dia 18 do mesmo mês que teve diagnóstico positivo para a doença que desencadeou a pandemia. Logo em seguida, foi internado.

publicidade

Próximo ao fim do mês, no dia 28 de maio, começou a apresentar sintomas do fungo negro no olho esquerdo, como hemorragia, lesão e inchaço. Com a suspeita para a mucormicose, o hospital prontamente avisou Secretaria Municipal de Saúde sobre o risco o caso, para que seja feito o acompanhamento pelas autoridades municipais e estaduais.

O paciente conseguiu uma vaga regulada para um outro hospital, entretanto, por conta do estado de saúde, acabou não sendo transferido e faleceu antes de melhorar dos sintomas de fundo negro e coronavírus.

publicidade

Este foi o primeiro caso suspeito de fungo negro, tendo sido relatado na última segunda-feira (31), quando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) foi notificado de que havia uma suspeita de fungo negro em Campo Grande.

Segundo o boletim da CIEVS, em 28 de maio o idoso “apresentou suspeita de mucormicose no olho esquerdo com equimose palpebral intensa e lesão necrótica superior poupando a borda, apresentando quemose conjuntival sanguinolenta e úlcera corneana”.

publicidade

A evolução clínica do paciente ocorreu de forma “instável hemodinamicamente, sem condições para transferência para instituição de maior complexidade”, informou o boletim.

Fonte: Midiamax

publicidade

Leia mais!

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!