A Tesla é uma das maiores e mais conhecidas montadoras de veículos elétricos (EVs) do mundo. No entanto, a participação da empresa de Elon Musk no mercado global chegou ao nível mais baixo desde janeiro de 2019, segundo o analista do banco suíço Credit Suisse, Dan Levy.
De acordo com a análise de Levy, a Tesla possuía uma participação de 29% no mercado global de EV, mas entre março e abril chegou à 11%. O analista apontou que um dos motivos para queda da empresa norte-americana é a alta concorrência vindo de outras montadoras.

Em uma entrevista à CNBC, o ex-CEO da Ford, Mark Fields, apontou que um dos feitos de Elon Musk foi fazer a indústria valorizar o mercado de veículos elétricos. “Ele tem concorrência real agora, e é por isso que você vê parte da participação deles [Tesla] em alguns dos principais mercados sob tanta pressão”, concluiu.
A empresa perdeu posição no mercado da China, Europa e Estados Unidos. Nos EUA, a Tesla ainda lidera o ranking de montadoras de carros elétricos, mas caiu de 72% para 55% em abril.
Leia também!
- United Airlines fecha acordo para voltar com voos supersônicos
- Dono de carro da Tesla pede desculpa por ter encenado uma falha de freio
- Votação encerrada! Pulse é o nome do novo SUV da Fiat
Na Europa, a Volkswagen assumiu a liderança do mercado. Enquanto nos EUA, o Mustang Mach-e da Ford se tornou o terceiro veículo elétrico mais vendido em seu primeiro mês completo de vendas, o que impactou a comercialização dos produtos Tesla.
Levy disse que outro motivo que incentiva a queda no posicionamento da empresa de Elon Musk são os recentes aumentos de preços de seus produtos. Outro ponto importante são as frequentes polêmicas envolvendo os carros da companhia, como recalls frequentes anunciados nos últimos dias e acidentes envolvendo o piloto automático.
Acompanhando a sua representação no mercado global de EVs, as ações da Tesla também perderam valor. Em 2021 a empresa já registrou 14% de queda, enquanto a Ford apontou um aumento de cerca 69%.
Via: Business Insider
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!