O bitcoin pode ser considerada a criptomoeda mais conhecida em todo o mundo. Porém, o criador da tecnologia continua desconhecido e a Hungria decidiu homenageá-lo mesmo assim, criando uma estátua para o inventor do primeiro ativo digital descentralizado.

Ao pesquisar quem foi o responsável pela criação da moeda digital, facilmente encontramos o nome de Satoshi Nakamoto, no entanto, muitas pessoas apontam que esse seria apenas um pseudônimo ou, ainda, que seja o nome referente a um grupo que teria criado o ativo.

publicidade

A estátua será feita pelos escultores Tamás Gilly e Réka Gergely e posicionada no Graphisoft Park, parque de ciência e tecnologia próximo ao rio Danúbio, em Budapeste, capital da Hungria.

A homenagem será feita em busto de tamanho real humano, mas você deve estar se perguntando: se o inventor do bitcoin é desconhecido, qual rosto estampará a estátua?

publicidade

E a resposta é surpreendente: você estampará o busto! Os artistas responsáveis pela obra decidiram substituir o rosto de Satoshi por um espelho, que permitirá às pessoas que se aproximarem da estátua verem o próprio reflexo.

A escolha do espelho foi feita em alusão à filosofia “somos todos Satoshi”, que destaca que o bitcoin pertence a todos, pois não é produzido por tradicionais instituições financeiras, com suas atuações centralizadas.

publicidade

Leia também!

Gergely e Gilly darão ainda mais evidência ao desconhecido inventor do bitcoin dando à estátua um agasalho com símbolo da criptomoeda e um capuz, que garante o ar misterioso. O idealizador do projeto, András Györfi, justificou que o rosto é pouco importante quando se trata da revolução criada pelo ativo digital.

publicidade

Segundo o portal local de notícias Index, foram arrecadados R$ 53 mil para realização do projeto, que ainda não possui data de lançamento anunciada.

O valor foi doado por quatro instituições húngaras ligadas às criptomoedas: Mr. Coin, Crypto Academy, Blockchain Hungary Association e Blockchain Budapest.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!