BMW registrou no Instituto Europeu de Patentes um novo sistema de retrovisores, que utiliza uma tela localizada nas janelas do motorista e câmeras para projetar a imagem do que está vindo atrás do carro. Desenhos oficias do protótipo, que mostram como funcionará a tecnologia, vazaram no fórum da internet i4talk.

Diferente do que é feito no Audi E-Tron, onde as telas são instaladas nas portas ou nos pilares do veículo, a principal inovação do projeto da BMW é que as imagens são projetadas em uma parte semi-espelhada das janelas dianteiras, a cerca de 0,5 a 2 metros do olho do motorista – algo como um head-up display.

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Retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas é patenteado pela BMW. Imagem: Divulgação/BMW
Retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas é patenteado pela BMW. Imagem: Divulgação/BMW

O local escolhido facilita na adaptação do motorista ao novo sistema, já que a projeção será feita no mesmo ponto da janela onde vemos os espelhos atuais. A tecnologia patenteada pela BMW também ajuda a diminuir o cansaço nos olhos do condutor o tempo necessário para que ele ou ela altere entre a visão de perto e a de longe. Isso permite que a visão permaneça focada a longa distância enquanto os retrovisores são verificados.

Outro benefício do sistema é, claro, são as câmeras. Por serem menores que os tradicionais espelhos, os equipamentos de monitoramento reduzem de arrasto sem perder o amplo campo de visão.

Desenho com o que mostra como funcionará o sistema da BMW. Imagem: i4talk/Reprodução
Desenho com o que mostra como funcionará o sistema da BMW. Imagem: i4talk/Reprodução

Você deve estar se perguntando: o que acontece se o motorista abrir a janela? Bem, nada. A tela é refletida em uma parte fixa, independente do resto da janela. O vidro espelhado também terá uma reflexibilidade variada, automaticamente ajustada conforme a luminosidade, evitando que não fique muito claro à noite ou “invisível” durante o dia.

Além disso, o sistema também projeta informações úteis, como instruções de navegação, avisos de estacionamento e distância entre veículos, aumentando a segurança em meio à trocas de faixa. Tecnologias semelhantes já fazem isso, claro, mas é um adendo ao sistema da montadora alemã.

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Maiores detalhes, imagens ou sequer uma data de estreia para o novo sistema foram divulgadas pela BMW e o motivo é claro: os Estados Unidos (EUA). No país – assim como alguns outros -, é proibido as câmeras no lugar dos tradicionais espelhos.

E se for fã da marca, é possível avaliar que novo projeto pode ser considerado uma evolução do sistema implementado, em 2016, no BMW i8 Mirrorless. A versão conceitual do esportivo também não tinha espelhos, porém as câmeras produziam uma imagem em 180º da parte de trás do veículo, que era reproduzida em uma tela, posicionada no lugar do retrovisor central.

Fonte: The Drive

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