O público passou a última década se familiarizando com vários tipos de streaming: música, filmes, séries etc. E mesmo com as tentativas similares do PlayStation e do Xbox, nunca houve uma ferramenta com o consenso entre todos para chamar de “streaming de jogos“. Pois bem, uma plataforma lançada nesta sexta-feira (4) quer mudar isso: a now.gg.

De acordo com o anúncio oficial, o serviço “muda drasticamente o alcance, potencial e modelo de negócios da indústria de games para celulares e smartphones, melhorando e redemocratizando a acessibilidade, o compartilhamento e, para desenvolvedores e criadores de jogos, a monetização e a publicação de seus títulos”. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Já adotada por desenvolvedoras de jogos líderes do segmento como Perfect World (de ‘Final Fantasy Type-0 Online’), PerBlue (de ‘Disney Heroes: Battle Mode’) e Lilith Games (de ‘Rise of Kingdoms’), a now.gg quer revolucionar a forma como os desenvolvedores de games mobile alcançam novos usuários em todo o mundo. Por meio da plataforma mobile em nuvem, os desenvolvedores podem fornecer os mesmos gráficos e interatividade de alto desempenho – independentemente do dispositivo, sistema operacional ou restrições regionais enfrentadas pelo usuário – sem obrigar o usuário a fazer qualquer tipo de download.

Ao invés de esperar por instalações complicadas que podem vir a tomar um grande espaço do smartphone, os usuários podem compartilhar, clicar e acessar os jogos dentro da plataforma e, inclusive, até jogar em aplicativos de terceiros, como Discord e Snapchat. E mais: com a tecnologia do now.gg, gamers de todos os cantos do mundo poderão jogar em qualquer dispositivo mobile ou sistema operacional, compartilhar os títulos instantaneamente pelas redes sociais que utilizam ou até mesmo fazer compras in-game por meio de canais de pagamento que já possuem.

publicidade

Leia mais:

E como funciona? Alimentado pela tecnologia Android em servidores Arm, apelidada aqui de nowCloud OS, o serviço garante que os desenvolvedores de jogos habilitem facilmente os aplicativos (apps) existentes para a nuvem e criem plataformas nativas no futuro. Isso permite que o now.gg se adapte às características do endpoint, largura de banda e restrições de latência, otimizando o desempenho de custo. Ou seja, basta que os desenvolvedores hospedem o game na nuvem e publiquem o link em sites para trazer acesso de forma global aos títulos.

A empresa argumenta que, atualmente, quase 40% dos dispositivos móveis não conseguem acompanhar os jogos mais avançados e 60% dos smartphones do mercado global são de baixa ou média performance, logo, não conseguem sustentar o peso e qualidade dos títulos mais avançados e pesados. A criação do now.gg, por ser uma tecnologia de nuvem, torna possível – e mais acessível – a entrada de usuários ao mundo dos jogos.

NOW.GG é a revolucionária plataforma mobile em nuvem que transforma o alcance, potencial e modelo de negócios da indústria de games mobile. Imagem: Divulgação
NOW.GG é a revolucionária plataforma mobile em nuvem que quer ser o streaming de games mobile. Imagem: Divulgação

“O now.gg permite que os desenvolvedores de jogos mobile adquiram todo um espectro de novos usuários que, de outra forma, seriam limitados pelas especificações do dispositivo e da app store”, diz Rosen Sharma, CEO da plataforma, em release enviado à imprensa. “A nuvem móvel democratiza o acesso a jogos mobile, removendo todos os atritos e requisitos de um dispositivo para se rodar um novo jogo. Isso desencadeia uma nova era de possibilidades sem precedentes para os desenvolvedores atingirem o próximo bilhão de jogadores mobile”.

Mesmo tendo sido lançado, a plataforma ainda segue em fase de testes. No site oficial, é possível se cadastrar e agendar um período para usar o app – que ainda não está disponível para download na loja virtual Play Store – como forma de demonstração (demo). Preços e outras informações ainda não foram divulgados pela empresa.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!